Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Crítica

Encurralada | Crítica

O suspense obrigatório de todo thriller está ali, e a diversão é garantida.

É"
24.07.2003, às 00H00.
Atualizada em 05.11.2016, ÀS 11H02

Hollywood tem voltado a aparecer com idéias interessantes e bons filmes no gênero do thriller. Das últimas produções, as melhores foram O Quarto do Pânico e Refém do Silêncio (mas que se diga desde o início: Hitchcock ainda não tem um sucessor completo).

O roteiro é comum a todos. Primeiro, joga-se a idéia principal do filme, o conflito, uma situação difícil de contornar: pessoas presas numa casa, um seqüestro, um assassinato inexplicável. Segundo, o dilema do relógio - a cada minuto a ameaça inicial fica mais grave. Terceiro, o sal - para que o roteiro não fique bobinho, novos elementos (além do tempo correndo) são jogados para piorar a situação dos personagens.

Em Encurralada, a família Jennings entra em desespero com o seqüestro da filha de 6 anos, Abigail (Dakota Fanning, a menininha inesquecível de Uma Lição de Amor). Minutos depois de o pai, William (Stuart Townsend), sair em viagem para um congresso de Medicina, a mãe, Karen (Charlize Theron), encontra um homem estranho em sua casa, Joe (Kevin Bacon), que diz que sua filha foi levada por outro seqüestrador e que ele vai ficar na casa até o resgate ser pago.

É o seqüestro perfeito, explica Joe. Por 24 horas, ele cuidará para que Karen não chame a polícia, enquanto a menina fica com o outro seqüestrador e uma terceira pessoa faz o contato com o pai para este conseguir o dinheiro. Se Joe não ligar a cada 30 minutos para o cativeiro, a criança deve ser morta. É tão perfeito que o trio já realizou o mesmo esquema diversas outras vezes e sempre saiu vitorioso.

Mas com os Jennings, as coisas vão começar a ficar complicadas. Abigail sofre de asma e qualquer contato com poeira, fumaça ou nervosismo pode resultar numa crise fatal. O seqüestrador que está com ela, Martin (Pruitt Taylor Vince), é um deficiente mental que obedece cegamente às ordens de Joe e pode matar a criança a qualquer segundo se um detalhezinho sair do normal. Joe, por sua vez, está interessado apenas em estuprar Karen, como fez com todas as outras mães. Por fim, Cheryl (Courtney Love, a terceira seqüestradora) vai encontrar resistência inesperada ao enfrentar o pai extorquido...

Aos poucos, as coisas vão ficando ainda mais complexas, enquanto o plano verdadeiro dos seqüestradores é revelado peça por peça. Joe é forçado a levar Karen para fora da casa e cuidar para que Abigail não tenha um ataque de asma, enquanto William vira a mesa e domina a seqüestradora que deveria tê-lo nas mãos. Até o final, só aumenta o ritmo em que a situação vai parecendo cada vez mais complicada. O desfecho é imprevisível.

Encurralada é baseado no livro 24 Hours, de Greg Iles (que também roteiriza o filme), autor de suspenses medianamente famosos nos Estados Unidos e que já teve seu O Jogo do Silêncio lançado no Brasil. A direção é de Luis Mandoki, de Uma Carta de Amor e Olhar de Anjo. A união dos autores médios resulta num filme de médio para bom. Deve prender sua atenção e até fazer você se agarrar à cadeira em algumas cenas, mas não espere um filme excelente. O suspense obrigatório de todo thriller está ali, e a diversão é garantida.

Nota do Crítico

Bom
Érico "Orph" Assis

Encurralada

Trapped

2002
99 min
Suspense
País: EUA
Classificação: LIVRE
Direção: Luis Mandoki
Elenco: Charlize Theron, Kevin Bacon, Courtney Love, Stuart Townsend, Dakota Fanning, Pruitt Taylor Vince, Colleen Camp, Steve Rankin, Garry Chalk, Jodie Markell, Matt Koby, Gerry Becker, Andrew Airlie, Randi Lynne, J.B. Bivens