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Chamas da Vingança | Crítica

<i>Chamas da vingança</i>

07.10.2004, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H16

Chamas da vingança
Man on fire
EUA, 2004 - 146 min.
Suspense/Policial

Direção: Tony Scott
Roteiro: A.J. Quinnell (livro), Brian Helgeland

Elenco: Denzel Washington, Dakota Fanning, Marc Anthony, Radha Mitchell, Christopher Walken, Giancarlo Giannini, Rachel Ticotin, Jesús Ochoa, Mickey Rourke, Gero Camilo, Charles Pavaneti.

Logo nas primeiras cenas, quando John Creasy (Denzel Washington) está entrando no México, vemos que é um lugar feio, sujo, pobre, perigoso, cheio de prostitutas, drogas e bandidos. Chamas da vingança (Man on fire, 2004) está aí para comprovar que, segundo a visão ianque, estas são as características básicas dos subdesenvolvidos, que ficam ao sul do Rio Grande - e pode incluir aí toda a América Latina, afinal, a grande maioria deles não sabe mesmo apontar no mapa Caracas, Buenos Aires, ou Brasília.

O motivo que leva Creasy a tal fim de mundo é a vontade de rever um amigo, Rayburn (Christopher Walken), que como ele era agente de algum projeto secreto da CIA que cuidava de aniquilar qualquer um que não fosse favorável à política norte-americana. Por suas mãos escorreu tanto sangue que ele não consegue mais enxergar um motivo para continuar vivendo. Seu único companheiro fiel é o Jack Daniels (o whiskey). Quando Rayburn consegue para ele um serviço como guarda-costas, Creasy aceita. Em qualquer outra cidade, o trabalho seria simples - proteger Pita (Dakota Fanning), uma menina de 9 anos, super boazinha e estudiosa -, mas na Cidade do México do filme, onde aconteceram 24 seqüestros nos últimos 6 dias, é apenas uma questão de tempo até que a loirinha seja levada para algum cativeiro escuro e finalmente trocada por vários pacotes de dólares.

No primeiro ato, vemos a transformação do carrancudo Creasy num amigável ursinho de pelúcia da menina. O processo é bastante previsível, mas vale pelo talento dos dois atores. Denzel não tem culpa que o roteirista Brian Helgeland (Sobre meninos e lobos, Coração de cavaleiro) e o diretor Tony Scott (Top Gun, Jogo de espiões) optaram por movimentos óbvios, como na cena final. Ele é um empregado, e como tal deve obedecer quem está mandando o cheque no fim do mês. A diferença é que basta um close mais fechado no seu olhar para entender a angústia do personagem. E Dakota, que chamou a atenção de todos quando participou de I am Sam, se confirma como a mais promissora estrela mirim de Hollywood.

Já na segunda parte, é hora do sangue manchar a tela. Creasy fará tudo o que estiver ao seu alcance para punir cada uma das pessoas envolvidas no seqüestro da menina que lhe devolveu um motivo para viver. E aqui a performance de Denzel novamente eleva o baixo nível da história. O cinismo de seu personagem ao torturar os seqüestradores é de dar medo ou, em um caso específico, de arrancar risadas nervosas.

Cidade de Deus x Cidade do México

Posso estar errado, mas Chamas da vingança deve ser o primeiro filme hollywoodiano a copiar o brasileiro Cidade de Deus (de Fernando Meirelles e Kátia Lund, 2003). Além de usar uma montagem rápida e moderna que segue o estilo publicitário, Tony Scott chamou dois atores que participaram do CDD (Gero Camilo e Charles Paraventi, respectivamente o Paraíba e o Tio Sam). As poucas partes em que o personagem de Gero aparece lembram bastante a favela carioca e há uma cena em especial que se parece muito com a tentativa de fuga de Zé Pequeno em um caminhão de gás.

Alguns podem estar curiosos sobre como eles se saíram falando espanhol. Bom, vale lembrar que esta é uma produção norte-americana, logo é quase totalmente falada em inglês. Até mesmo quando os mexicanos conversam entre si.

Tecnicamente, Chamas da vingança é bastante atraente. A fotografia ajuda a construir os humores de Creasy, a edição de som envolve o espectador (principalmente nas seqüências de maior violência) e o uso de quatro câmeras dão muito mais possibilidades na hora de montar o filme. É interessante o efeito de câmera lenta e avanço rápido, inclusive usando pulo de quadros, mas nada disso é novidade. Fazer um longa-metragem bom com um orçamento de 70 milhões de dólares e um ator de peso como Denzel Washington é apenas cumprir a obrigação. O que falta ao projeto é ousadia para ir além. A única demonstração real de audácia deles foi escrever "Agradecemos à Cidade do México, um lugar muito especial" depois de ficarem 146 minutos retratando o povo mexicano como corrupto, bandido e egoísta. Os únicos dois locais que não se renderam a esta ciranda de poder e dinheiro são Manzano (Giancarlo Giannini) e Mariana (Rachel Ticotin). O primeiro é um policial justo, mas que na verdade só está interessando em transar com a repórter, que por sua vez faz de tudo para conseguir uma grande matéria. Enquanto isso, cabe ao herói (ou anti-herói, como queiram) estadunidense fazer justiça com as próprias mãos.

Sou mais o nosso Cidade de Deus, afinal se é para falar da gente, que sejamos nós mesmos.

Nota do Crítico
Bom