Antes de falar sobre Canguru Jack (Kangaroo Jack, de David McNally, 2003), é necessário falar de Down & under, uma comédia adulta sobre dois vigaristas que acabam tendo de fazer um serviço para a máfia na Austrália.
Depois de pronto, Down & under foi submetido a uma "exibição teste", uma projeção restrita para um grupo de pessoas de diferentes idades e classes sociais. O filme foi um fracasso. Ninguém gostou do resultado. Porém, boa parte dos testadores concordou que um canguru que aparecia rapidamente numa das cenas era bastante simpático.
Com os resultados em mãos, os produtores voltaram à sala de edição, tiraram palavrões e cenas mais fortes, adicionaram novas seqüências de humor e, principalmente, transformaram o marsupial na estrela da fita. Pronto. Down & under virou Canguru Jack, um filme moldado de acordo com as preferências do público "padrão", sem qualquer grama de criatividade ou inovação. "Como verdadeiros políticos esses caras [os produtores] fazem o que as pesquisas mandarem. Se elas disserem vá pra guerra no Iraque, você, claro, deve ir pra guerra no Iraque", comentou o próprio astro da fita, Jerry OConnell para um jornal australiano.
Assim, tenha em mente, caso você resolva encarar o Canguru, que você irá assistir a um verdadeiro filme-travesti.
Trapalhadas na Austrália
Canguru Jack narra a história de dois amigos que se conhecem desde a infância. Quando criança, Charlie Carbone (OConnell) foi salvo de um afogamento por Louis Booker (Anthony Anderson), que passou o resto de sua vida cobrando o amigo do "favor". Porém, depois do que parecia ser o último pedido esdrúxulo de Louis, os amigos inseparáveis conseguem o pior: ficar em dívida com o mafioso Sal Maggio (Christopher Walken). Para pagar sua dívida, a dupla é enviada à Sydney, Austrália, com a missão de entregar 50 mil dólares para um criminoso local.
Assim, os amigos partem para seu destino nas longas e empoeiradas estradas do interior da Austrália. Distraídos, acabam atropelando um canguru. Certos de que o bicho estava morto, vestem o orelhudo com uma jaqueta vermelha e óculos escuros para tirarem algumas fotos pro pessoal em casa ver. Contudo, o marsupial desperta e foge, levando no bolso o pacote com o dinheiro. Agora, Charlie e Louis precisam encontrar a jaqueta saltitante e cumprir a missão antes que o mafioso Sal descubra tudo.
O filme acabou sendo um sucesso nos Estados Unidos. Claro, afinal acabou virando um desses filmes "genéricos" bem ao gosto do público geral. Mas foi execrado pela crítica, principalmente a australiana, por desrespeitar a geografia do país e seus nativos.
De bom mesmo, só o próprio Canguru Jack, que é muito bem feito, totalmente gerado por computação gráfica. As cenas de perseguição ao animal nos desertos são muito bacanas e quase chegam a empolgar. Mas duram muito pouco e são eclipsadas pela bobageira generalizada do filme.