Filmes

Crítica

De Volta para Casa | Crítica

Reese Witherspoon salva o dia no filme de estreia de Hallie Meyers-Shyer

19.10.2017, às 19H49.
Atualizada em 19.10.2017, ÀS 20H00

De um longa dirigido por Hallie Meyers-Shyer, filha de Charles Shyer e Nancy Meyers, responsáveis por clássicos como O Pai da Noiva e Operação Cupido, e estrelado por Reese Witherspoon, uma veterana das comédias românticas, era de se esperar o típico filme gostosinho, feito para aquecer corações e derrubar algumas lágrimas. De Volta para Casa quer seguir essa receita, mas a tradição de família e o carisma da sua protagonista não são suficientes para que o filme funcione além do contexto “estava passando na TV em um domingo de chuva”.

Meyers-Shyer, que também assina o roteiro, ainda engatinha em questões fundamentais de narrativa, fazendo de De Volta para Casa uma ótima ideia - três jovens artistas sem dinheiro se mudam para a casa da jovem divorciada Alice Kinney -, perfeita para um trailer de 2 minutos - mas rasa dentro de 1h 37min de filme. É Witherspoon que amarra as pontas soltas e evita que a coisa desande completamente, distribuindo carisma para que ninguém passe vergonha. Michael Sheen e Candice Bergen completam o elenco com ótimas participações, mas o trio encarnado por Nat Wolff, Pico Alexander e Jon Rudnitsky não tem timing cômico, nem entrosamento para vender a história de amizade e amor pela arte pretendida no script.

Além do erro na escalação do trio que faz oposição a personagem de Witherspoon (principalmente no galã sem qualquer traquejo feito por Pico Alexander), De Volta para Casa não sabe como montar o clima de uma comédia romântica. Meyers-Shyer usa cenários e enquadramentos familiares ao gênero, mas capta tudo como se estivesse fazendo uma sitcom, não um filme. Falta a grandiosidade confortável das boas comédias românticas, a capacidade de distorcer a realidade positivamente, sem transformá-la em pura fantasia.

De Volta para Casa é uma promessa que não se concretiza. Porém, se a jovem Meyers-Shyer ainda não faz jus ao legado da família, ao menos mostra capacidade para entregar momentos engraçadinhos e delicados, a lição número um para derreter corações na escola das comédias água com açúcar. É só esperar um dia chuvoso para conferir. 

Nota do Crítico
Regular