Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Crítica

Dawson Ilha 10 | Crítica

O 11 de setembro antes do 11 de Setembro

MF
24.11.2011, às 18H04.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H31

Para o mundo inteiro o 11 de Setembro ficará para sempre marcado como a data em que ataques terroristas derrubaram as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York. Para os chilenos, a data já era relevante há 28 anos. Foi também em um 11 de setembro que os militares, liderados pelo General Pinochet, deram um golpe de estado no governo Salvador Allende e instauraram uma ditadura que durou 17 anos e "sumiu" com mais de 3 mil pessoas.

Dawson Ilha 10

Dawson Ilha 10

Dawson Ilha 10

Dawson Ilha 10 (Dawson Isla 10, 2009) conta a história do campo de concentração para onde foram levados alguns dos prisioneiros políticos que eram mais próximos a Allende. Ex-ministros, médicos, engenheiros, pessoas com alto grau de instrução e importância para o antigo governo passaram a dividir barracões de madeira em condições precárias na gelada ilha ao sul do nosso continente.

O grande número de personagens pode confundir o espectador num rápido quem é quem, mas a verdade é que ali eles não eram mais eles mesmos. Além de condições sub-humanas de moradia e alimentação, os prisioneiros sofriam também torturas psicológicas, como o fato de passarem a ser chamados pelo nome e número da barraca onde dormiriam. Daí vem o Ilha 10 do título, o novo "nome" de Sergio Bitar, ex-ministro de Minas do governo Allende, que escreveu o livro em que Littin se baseou para criar o longa.

Com sua fotografia fria como local onde tudo isso aconteceu, o diretor Miguel Littin vai dando um ar documental ao seu filme e distribuindo de carona a sua versão da história - oficialmente declara-se que Allende se suicidou, mas o cineasta mostra que ele "foi suicidado". Littin fala também do envolvimento dos Estados Unidos no golpe militar e mostra o cenário daquela época, com a Guerra Fria em seu ápice.

De forma até leve, ele mostra também o duro tratamento reservado aos prisioneiros políticos e as consequências das torturas empregadas no local, mas também guarda espaço para mostrar o lado humano de alguns militares, fugindo assim da visão maniqueísta que normalmente seria usada neste tipo de produção.

O filme, co-produção Chile/Brasil/Venezuela, foi o indicado do Chile para tentar a vaga no Oscar 2010. Nada mais "oscarizável", afinal, do que um drama que mostra campos de concentração. Não conseguiu a vaga, mas vale uma visita ao cinema.

Nota do Crítico

Bom
Marcelo Forlani

Dawson Ilha 10

Dawson Isla 10

2009
25.11.2011
118 min
Drama
País: Chile, Brasil
Classificação: 14 anos
Direção: Miguel Littín
Elenco: Sergio Allard, Cristián de la Fuente, Luis Dubó, Sergio Hernández, Pablo Krögh, Matías Vega, Benjamín Vicuña