Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Crítica

Crítica: Rio Congelado

Vencedor do Festival de Sundance é o típico filme explorador de losers

MH
19.02.2009, às 17H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H41

Vencedor do prêmio do júri de melhor filme de ficção em Sundance 2008, Rio Congelado (Frozen River, 2008) é o típico trabalho que agrada organizadores e frequentadores do festival, colocando o drama de losers em primeiro plano. O problema do filme da estreante Courtney Hunt é que ela força a mão demais para mostrar essa miséria - que já é, antes de mais nada, naturalmente chamativa.

rio congelado

rio congelado

Estamos nos limites do Estado de Nova York, quase na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, onde há um território indígena reservados aos Mohalk. Problema comum nos EUA, uma mãe (vivida por Melissa Leo) não tem dinheiro para quitar sua casa nova, então precisa enfrentar o frio com os dois filhos na base da esperança. Quando ela encontra uma garota indígena (Misty Upham) em situação parecida, elas se juntam num negócio ilegal e rentável: transportar imigrantes ilegais do Canadá para os EUA.

Courtney Hunt encontra uma imagem poderosa para ilustrar esse abismo de desesperança que divide brancos e índios em meio ao lugar-nenhum: o vasto e branco rio congelado do título, o St. Lawrence, que atravessa a reserva Mohawk entre os dois países, por onde a mãe de família e a jovem índia passam a buscar, de carro, os ilegais. Naturalmente uma poderosa metáfora, o rio vira cenário de eventos aflitivos. Porque são em filmes como Rio Congelado que as desgraças mais bizarras acontecem.

Particularmente, uma cena que termina, na noite de Natal, emulando à beira do risível a manjedoura de Belém. Mas não estraguemos o filme...

O que há de mais problemático na mão pesada da diretora é esse esforço canhestro de intensificar o drama. Então tome close-up da criança, do adolescente de olhos azuis, tome plano-detalhe mostrando a mão da mãe que conta moedas todo dia, o revólver e o maçarico apontado para a câmera... É num misto de exploração dos personagens e de constrangimento do espectador que Rio Congelado se desenvolve.

Não se deixe enganar pelo desfecho otimista, dizendo que as almas caridosas têm livre arbítrio para fazer o bem. Rio Congelado faz de personagens fantoches, e é impondo-lhes o azar com um roteiro esquemático que ganha seu pão.

Nota do Crítico

Regular
Marcelo Hessel

Rio Congelado

Frozen River

2008
20.02.2009
97 min
Drama
País: EUA
Classificação: 16 anos
Direção: Courtney Hunt
Elenco: Melissa Leo, Misty Upham, Charlie McDermott, John Canoe, Jay Klaitz, Dylan Carusona, James Reilly, Michael O'Keefe, Mark Boone Junior