Filmes

Crítica

Crítica: Premonição 4

Filme ganha exibições em 3D e mantém inalterada sua fórmula sádica

04.02.2010, às 17H00.
Atualizada em 07.11.2016, ÀS 00H00

O ser humano tem um lado masoquista que é extrapolado no entretenimento e em alguns esportes. Para não ter que sofrer na pele um corte na garganta ou uma batida a mais de 200km por hora, nada melhor do que ver isso acontecendo com o outro. Ok, tem gente que gosta do automobilismo pela sua engenharia e cálculos envolvidos, mas a grande maioria vai às pistas é para ver um acidente.

Premonição 4

Premonição 4

Premonição 4 (The Final Destination, 2009) começa mostrando exatamente isso: os amigos Nick O'Bannon (Bobby Campo), Lori Milligan (Shantel VanSanten), Hunt Wynorski (Nick Zano) e Janet Cunningham (Haley Webb) vão até uma corrida de Nascar, popular nos Estados Unidos justamente pela grande probabilidade de acidentes espetaculares que acontecem em altíssima velocidade.

No meio da prova, Nick tem uma visão e, estranhamente, tudo o que ele havia acabado de sonhar acordado começa a se concretizar. Quando ele percebe isso, faz de tudo para sair dali o quanto antes e evitar que ele e seus amigos morram quando um carro capotar e as condições precárias do autódromo vitime dezenas de outras pessoas.

Dito e feito, a catástrofe começa e eles escapam. Mas isso não quer dizer que eles estão salvos. Um a um, os sobreviventes começam a morrer na mesma ordem que ele havia previsto e a única forma de quebrar essa correntes - e as visões que ele continua tendo - é impedindo a morte da próxima pessoa.

Quem já viu um filme da série Premonição e vai de novo ao cinema para acompanhar este capítulo não vai se incomodar com a fórmula que é desavergonhadamente seguida à risca mais uma vez. O importante aqui é conferir as mortes criativas que são a grande atração da franquia. E elas vêm, literalmente, por todos os lados.

A única inovação é que agora elas podem ser vistas também em 3D, o que tem o seu lado bom e o ruim. Diferente de Avatar, que tinha 3D dublado e legendado, Premonição 4 tem cópias 3D apenas dubladas (em boa dublagem, porém). Os que preferem assistir ao filme com legendas vão poder fazê-lo nas cópias normais em 35mm. E, verdade seja dita, Premonição 4 não é um filme que precisa ser visto com óculos especiais.

Aliás, fica até mesmo a dúvida se Premonição 4 é ou não um filme que merece ser visto. Afinal, como diz o corretíssimo clichê: quem viu um já viu todos. E isso não é uma premonição, nem déja-vu. É teimosia e sadismo mesmo.

Nota do Crítico
Regular