Filmes

Crítica

Crítica: O Grupo Baader Meinhof

Filme alemão romantiza - e por vezes questiona - a história da famosa guerrilha

23.07.2009, às 18H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H50

É sintomático o fato de Baader-Meinhof ser lembrado por muitos hoje como o nome de um blues da Legião Urbana. Em tempos de capitalismo autodestrutivo como o atual, ver um filme sobre a utopia idealista de uma guerrilha de esquerda dos anos 60 e 70 é como visitar uma ficção, daquelas em que autofalantes entoam no meio da rua canções de protesto.

baader meinhof

baader meinhof

baader meinhof

Há, sim, uma variedade considerável de romantizações em O Grupo Baader Meinhof (Der Baader Meinhof Komplex, 2008), mas a história em essência é verídica. Assim como no filme, ela começa oficialmente quando o xá do Irã visita Berlim ocidental em junho de 1967, e um grupo de estudantes, protestando contra violações dos direitos humanos no país árabe, é recebido pela polícia e pela claque do xá com violência desmedida.

Soma-se aí a aversão ao imperialismo dos EUA, em plena ebulição da Guerra do Vietnã, e a onda estudantil dos movimentos europeus de 1968, e temos o ambiente ideal para a criação da Facção Exército Vermelho (a RAF), liderada por Andreas Baader (Moritz Bleibtreu). Com a adesão da jornalista Ulrike Meinhof (Martina Gedeck, de A Vida dos Outros), a RAF alicerça seus dois pilares: o da teoria, Ulrike, e o da ação, Baader.

A princípio, o diretor Uli Edel se deixa levar pelo encanto do movimento. Cada discurso inflamado de Ulrike vem acompanhado de temas clássicos do período - Janis Joplin, Jimi Hendrix - e da glamourização da clandestinidade, com Gudrun (Johanna Wokalek), a mulher de Baader, banhando-se nua na frente de um novato. A cena em que Baader, na estrada, ensina o mesmo novato a descarregar seu revólver sem direção é o ápice da transformação dos guerrilheiros em rockstars.

Aos poucos, porém, o grupo é chamado a não apenas responder pelos seus atos, como também a definir um norte. No começo dos anos 70 não era difícil ver movimentos de esquerda assumir para si a defesa de causas as mais variadas - palestinos, panteras negras, tupamaros, todos citados em algum momento de O Grupo Baader Meinhof - mas o fato é que a RAF tinha dificuldade até em defender sua própria integridade. Com os atentados, mortes e prisões começam a acontecer.

Edel trabalha numa linha historiográfica o tempo inteiro - jogando em cascata informações e mais informações, em off e em reconstituições de ações de guerrilha - mas o filme só começa a ficar interessante de verdade (pelo menos para quem, hoje, não se contenta com a nostalgia) quando percebemos o abismo que há entre Ulrike e Baader, entre a teoria e a prática. Cena emblemática: as alemãs nuas tomando sol, para estupefação dos milicianos árabes, em pleno campo de treinamento na Jordânia.

Todo o terço final do filme - que cobre a longa e exaustiva prisão e o consequente julgamento dos cabeças da RAF - serve para discutir a validade do grupo, e, mais importante, discutir o que significa impor, ao imaginário popular, a figura do guerrilheiro como um semideus. Em alemão, "komplex" pode significar tanto "grupo" quanto "questão". É ambíguo, portanto, o título original - e o filme se sai bem sempre que trata o grupo Baader-Meinhof como uma questão.

Saiba onde o filme está passando

Nota do Crítico
Bom