Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Crítica

Crítica: Los Viajes del Viento

Road movie latino-americano está mais para filme-de-travessia à la Senhor dos Anéis

MH
29.09.2009, às 12H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 18H03
Parece uma lenda das Mil e Uma Noites a premissa da coprodução sul-americana e europeia Los Viajes del Viento (2009), o segundo longa do colombiano Ciro Guerra.

Há uma maldição em curso. Depois de perder a esposa, Ignacio Carrillo (Marciano Martínez) decide largar a vida de menestrel e se desfazer do arcordeão que lhe foi dado por seu mestre. Não é um instrumento normal. Com chifres colados em cada uma das extremidades do fole, ele faz jus ao seu apelido: Acordeão do Diabo.

Ignacio ruma para o norte, vai atravessar o país - daí o nome do filme. A paisagem colombiana é diversa: deserto, lagos, campos, florestas, montanhas, plantações. Ignacio ganha a companhia de um moleque (Yull Núñez) que insiste em ser seu aprendiz. Está montada, então, a fórmula de um road movie que será, via de regra, libertador para Ignacio e de amadurecimento para o garoto.

Acontece que Los Viajes del Viento aos poucos toma a forma de um outro tipo de road movie: o filme-de-travessia, popular subdivisão do gênero da fantasia. A seu modo, por exemplo, O Senhor dos Anéis é um filme-de-travessia. Em sua viagem, Ignacio encontrará tipos clássicos: rivais bruxos, eremitas sábios, donzelas à espera do príncipe, rituais de iniciação e de sacrifício.

Isso faz da obra, no mínimo, um programa curioso. Quando muitos "filmes de festival" já recorrem ao minimalismo e a paisagens em scope para soar vastos e profundos, para promover uma espécie de turismo metafísico, com suas histórias cheias de folclore e música para gringo ver e ouvir, vem Ciro Guerra com seus duelos de repente e machete. Bardos e cavaleiros.

O colombiano está longe de ser um Terrence Malick, é verdade, mas enxergar o filme por esse viés pode torná-lo menos maçante.

Leia mais críticas da Mostra 2009

Leia mais críticas do Festival do Rio 2009

as viagens do vento

Nota do Crítico

Bom
Marcelo Hessel

Los Viajes del Viento

Los Viajes del Viento

2009
20.04.2009
117 min
Drama
País: Colômbia/Alemanha/Argentina/Holanda
Classificação: 12 anos