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Crítica

Crítica: Insolação

Primeiro filme de Felipe Hirsch e Daniela Thomas é o Sokurov do cerrado

25.09.2009, às 11H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H52

Insolação, primeiro filme que os colaboradores dos palcos Felipe Hirsch e Daniela Thomas realizam juntos, usa filosofia e teatralidade para registrar o que seus realizadores chamam de "a melancolia do amor inalcançável".

insolação

A inspiração no cinema e na literatura russa é perceptível nos tempos, nos diálogos, em certos temas e até mesmo nos nomes das personagens (Vladimir, Zoyka, Andrei...). Estruturas e descampados silenciosos, solitários, abandonados e texturados da cidade de Brasília - ela própria prova de um desejo inalcançado - servem como pano de fundo às histórias de pessoas que vagam como fantasmas em busca de alento amoroso. Entre elas estão uma jovem ninfomaníaca, um garoto apaixonado pela primeira vez, um casal de adultos em profissões indistintas, uma Lolita e o narrador nostálgico, vivido por Paulo José.

Tempos longos e monólogos sucedem-se sem grande integração a não ser a estética, o amor e a perda. Nesse Sokurov do cerrado, com atores declamando seus textos com aspereza (Simone Spoladore é a única que consegue escapar da pesada direção de atores), o desprendimento estrutural confunde-se - e muitas vezes com razão - com aleatoriedade... e o resultado perde força.

Insolação é, assim, pessoal demais, cinema de umbigo, para público restritíssimo, com texto apaixonado pelo texto, cuja única relação com o todo é o tema central - dividido entre os protagonistas numa relação a la Contos de Canterbury, num quiosque ao ar livre.

Difícil e talvez pretensioso demais, o trabalho sobrevive nos méritos da fotografia - que soube fazer desaparecer dos quadros a população do Distrito Federal. Não há como buscar o amor se ninguém está ali, afinal.

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Nota do Crítico
Regular