Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Crítica

Do que as Mulheres Gostam | Crítica

Mel Gibson se vira bem como comediante e ainda por cima é um dos homens mais bonitos de Hollywood

SP
09.03.2001, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H11

Mel Gibson já provou mais de uma vez que não é só mais uma carinha bonita para aparecer em blockbusters, como a milionária série Máquina Mortífera. Ok, é difícil que os trabalhos de Gibson não sejam arrasa quarteirões — exceção talvez feita somente a Hamlet, de Franco Zeffirelli — mas a versatilidade e a simpatia inerentes ao ator lhe renderam papéis interessantes e diferenciados em filmes nem sempre tão ortodoxos.

Do Que As Mulheres Gostam

Do Que As Mulheres Gostam

Do policial maníaco suicida de Máquina Mortífera ao príncipe atormentado de Hamlet passando pelo detetive Skinner, de O Hotel de Um Milhão de Dólares, o ponto em comum dos personagens de Gibson é a tênue linha que separa a loucura, a paixão e o senso do certo e errado. Junte-se a isso uma boa dose de humor e chegamos a Nick Marshall, o publicitário charmoso e chauvinista de Do que as Mulheres Gostam (What Women Want).

Nick é um executivo e mulherengo de sucesso que vê sua carreira entrar em cheque. Numa tentativa de se adaptar melhor aos novos tempos, a direção da agência em que trabalha contrata Darcy Maguire (Helen Hunt, Oscar de melhor atriz por Melhor é Impossível, em 1997) para o cargo de diretora de criação, deixando-o para trás. Sua primeira tarefa: criar uma campanha perfeita para a mulher moderna. Machista ao extremo e acostumado a criar anúncios para carros, cigarros e bebidas, Nick não suporta a idéia de ter uma mulher como chefe e decide dar o troco (sem trocadilhos com outro sucesso do galã :)) e mostrar ao presidente da empresa (na pele do excelente underplayer Alan Alda) com quantos layouts se faz uma boa campanha publicitária.

Até aí, o filme seria apenas mais uma comédia romântica óbvia, cujo final seria o previsível enlace entre Nick e Darcy após uma série de idas e vindas. Mas é nesse ponto que Do que as Mulheres Gostam mostra a que veio, detonando uma situação absurda. Para criar campanhas voltadas especificamente para mulheres, Nick decide testar nele mesmo uma série de produtos femininos. Durante o processo, um bizarro acidente acontece e Nick passa a ouvir, em sua mente, os pensamentos projetados por todas as mulheres à sua volta. E não importa se eles vêm da sua mãe, da ascensorista, da secretária... ou de sua chefe. Com essa desculpa perfeita, o filme alcança seus melhores momentos, com piadas rápidas e situações divertidas, em que a química cômica entre Gibson e Hunt está perfeita.

Dirigido pela quase estreante cineasta e roteirista Nancy Meyers (Do Que as Mulheres Gostam é sua segunda direção, a primeira foi Operação Cupido, 1998), o filme ganha muito em cima dos medos e inseguranças dos dois, que se vêem numa versão moderna da guerra dos sexos: o acirrado mercado de trabalho. Mas é claro que o mundo dos relacionamentos também é importante — afinal trata-se de uma comédia romântica. Uma das melhores sequências do filme é quando Nick seduz a balconista interpretada pela bela Marisa Tomei (Oscar de melhor atriz coadjuvante por Meu Primo Vinnie). Logo que partem para a segunda base, é mostrado um dos maiores terrores masculinos: o que elas pensam durante o sexo&qt& A cena é tão apavorante quanto engraçada (pelo menos para os homens:)).

Talvez por esse ser apenas seu segundo filme como diretora, Meyers escorrega na conclusão de seu trabalho e Do Que as Mulheres Gostam termina como se fosse uma comédia romântica comum. A necessidade exagerada de tentar explicar o acidente de Nick e resolver tramas paralelas diminuem o brilho do filme, que poderia ter sido finalizado com um pouco mais de criatividade. Mesmo assim, a diversão continua sendo garantida. E, se você for mulher, ainda vai sair ganhando: Mel Gibson, além de se virar bem como comediante, continua sendo um dos homens mais bonitos e atraentes de Hollywood.


Nota do Crítico

Bom
Sylvio Pinheiro

Do Que as Mulheres Gostam

What Women Want

2001
127 min
Comédia
País: EUA
Classificação: 12 anos
Direção: Nancy Meyers
Elenco: Helen Hunt, Mel Gibson, Marisa Tomei, Lauren Holly, Mark Feuerstein, Alan Alda, Ashley Johnson, Delta Burke, Diana Maria Riva, Eric Balfour, Judy Greer, Sarah Paulson, Bette Midler, Logan Lerman, Lisa Edelstein