Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Crítica

Child of God | Crítica

James Franco faz perturbada adaptação de obra de Cormac McCarthy

ÉB
21.10.2014, às 15H41.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

James Franco não esconde seu entusiasmo pelo cinema. O ator participa de produções menores, emprestando sua popularidade a projetos com baixo orçamento e frequentemente anuncia novos filmes como diretor. Em Child of God, arrisca-se em material sagrado para os fãs: uma adaptação de obra de Cormac McCarthy.

Child Of God

Child Of God

O escritor de A Estrada e Meridiano de Sangue tem uma legião de admiradores e filmes baseados em sua obra costumam atrair a atenção da crítica e dos festivais. Franco sabe onde está pisando, portanto, e não decepciona.

De cara, o primeiro trunfo do filme é seu protagonista, Scott Haze. O ator dá um espetáculo como o personagem principal, o limítrofe Ballard. Haze perturba com o olhar de maníaco e ruminações guturais quase ininteligíveis, mas o constrói aos poucos, conforme aumenta também o volume de fluidos corporais que o personagem excreta. E por mais nojento e grotesco que seja, não deixa de ser carismático - de fazer-nos apreciar sua liberdade -, mesmo em seus momentos mais violentos e questionáveis.

A história acompanha esse homem em sua centrifugação em direção às margens da sociedade, sua regressão de cidadão a homem das cavernas. Franco, que também adaptou o material original, repousa o filme nos ombros de seu ator e sai do caminho, sem excessos de estilo ou buscando inovações, acertando no ritmo e nas escolhas na edição e trilha sonora. Ele conhece a qualidade do elenco e do texto.

O diretor, porém, não se contém no final e decide fazer uma participação especial bastante desnecessária. Sua presença em um momento tão difícil para o personagem - e para o público, o terceiro ato - tira a atenção em uma altura do filme em que sequer lembrava-se que se tratava de um filme de James Franco. O ator provou-se um ótimo cineasta, mas ainda precisa desapegar-se dos holofotes se quiser realmente ser respeitado.

Nota do Crítico

Bom
Érico Borgo

Child of God

Child of God

2013
01.08.2014
104 min min
Drama
País: EUA
Classificação: 14 anos