Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Crítica

Borg/McEnroe | Crítica

Ágil e bem construída, história da lendária partida de tênis vai muito além do esporte

NB
08.09.2017, às 08H58.
Atualizada em 08.09.2017, ÀS 09H11

“O tênis usa a linguagem da vida. Vantagem, serviço, falta, tempo, amor, os elementos básicos do tênis são aqueles de uma existência diária, porque cada partida é uma vida em miniatura”. A frase de André Agassi que abre Borg/McEnroe estabelece que esse não é apenas um filme sobre uma lendária partida de tênis. A final do Torneio de Wimbledon em 1980 foi além das máximas do esporte - vitória ou derrota - e mudou profundamente o sueco Björn Borg e o americano John McEnroe.

Como em uma partida que obriga os olhos do espectador a irem de um lado para o outro para acompanhar o curso da bola, o roteiro bem estruturado de Ronnie Sansahl e a montagem engenhosa de Per K. Kirkegaard e Per Sandholt movimenta uma narrativa não-linear sem perder o foco. As vidas de Borg e McEnroe são reveladas aos poucos, mas não como meros flashbacks. A história é encadeada, com um movimento como consequência do outro.

As atuações de Sverrir Gudnason (Borg) e Shia LaBeouf (McEnroe) garantem credibilidade para a profundidade psicológica a que o filme de Janus Metz se propõe. Retratados como opostos pela mídia - a frieza sueca e a rebeldia americana - os dois atores vão além dos diálogos para construir personagens tridimensionais. Quando chega a hora da derradeira partida, recriada com uma ansiedade autêntica do esporte, não existem mais mocinhos e vilões.

Tudo vai além das aparências, o que torna Borg/McEnroe acessível mesmo para quem não entende nada de tênis. Seu objetivo é apenas falar a verdade: o seu maior adversário é sempre você mesmo.

Leia mais sobre Borg/McEnroe

 

Nota do Crítico

Excelente!
Natália Bridi

Borg vs McEnroe

Borg/McEnroe

2017
09.11.2017
108 min
Drama
País: Suécia, Dinamarca, Filândia
Classificação: 12 anos
Direção: Janus Metz Pedersen
Roteiro: Ronnie Sandahl
Elenco: Tuva Novotny, Sverrir Gudnason, Shia LaBeouf, Sverrir Gudnason, Stellan Skarsgård, Tuva Novotny, David Bamber, Björn Granath, Robert Emms, Colin Stinton, Jane Perry, Leo Borg, Scott Arthur, Tom Datnow, Ian Blackman, Janis Ahern, Marcus Mossberg, Jackson Gann, Roy McCrerey