Filmes

Crítica

Alta Fidelidade | Crítica

Alta fidelidade no roteiro e na execução

28.10.2000, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H11

Pense rápido, quais são as cinco melhores histórias em quadrinhos que você já leu&qt& Fale a verdade, não é uma tarefa fácil, hein&qt& Há uma série de fatores que devem ser levados em consideração antes de terminar uma lista dessas. E se alguém ler o seu "Top 5" e decidir correr atrás das suas indicações&qt& Esta pessoa pode adorar e começar a ler também, ou então achar que HQ não passa de "coisa de criança", ou algo pior. Sentiu a responsabilidade&qt&

Levando estas listas como uma forma de vida estão Rob (John Cusack), Barry (Jack Black) e Dick (Todd Louiso). Dono da Championship Vinyl, uma pequena e quase sempre vazia loja de discos de vinil (isso mesmo, o antigo LP!), Rob é o maior adepto das "cinco mais". Barry é um dos seus empregados e vive espantando os poucos clientes que aparecem por lá, principalmente os que não compartilham seu gosto musical. Já Dick é tímido, inofensivo, curte as baladas do Belle and Sebastian (muito boas, por sinal) e está a cara do Michal Stipe, o vocalista do R.E.M. Todos são enciclopédias vivas da música pop e principalmente do bom e velho Rock n Roll.

Rob acabou de levar um fora da sua namorada, Laura (Iben Hjejle), e tenta entender como isso foi acontecer. Para ele, nada mais óbvio do que fazer a lista com as cinco piores vezes em que uma de suas namoradas o largou. Ainda estão frescas em sua memória as cenas de sua primeira namorada o trocando por outro e a chuva que tomou quando a sempre sexy Catherine Zeta-Jones também o preteriu.

Alta Fidelidade é baseado no livro High Fidelity, de Nick Hornby. No seu original, a história se passava em Londres, mas a mudança para o subúrbio de Chicago ocorreu sem problemas. A cidade se torna um importante personagem na trama, com seus clubs, restaurantes e ruas.

O diretor Stephen Frears usou muito bem a habilidade de John Cusack (Quero Ser John Malkovich). O ator passa boa parte do tempo conversando com o espectador, preferindo contar o que está sentindo a mostrar com seus próprios atos. Jack Black também está muito bem. São dele as duas melhores seqüências do filme: quando expulsa um cliente da loja e interpretando Marvin Gaye.

Por ser um filme de baixo orçamento, Alta Fidelidade demorou para chegar às telas brasileiras (foi lançado em março nos Estados Unidos) e deverá ser distribuído apenas no circuito alternativo. Por isso, se você gosta das comédias românticas baratas, mas bem feitas, corra para assegurar a sua vaga, pois nunca se sabe quanto tempo um filme destes fica em cartaz.

Ao lado de Um lugar chamado Notting Hill, O Casamento do meu melhor amigo, Tenha Fé e Quatro Casamentos e um Funeral, Alta Fidelidade pode entrar na lista das cinco melhores comédias românticas dos anos 90.

(nota dos editores: esses 5 filmes são o TOP 5 do Marcelo Forlani, deixe o seu no Clube Omelete)

Nota do Crítico
Ótimo