Filmes

Crítica

All The Way | Crítica

Filme da HBO beatifica presidente Lyndon B. Johnson

21.05.2016, às 20H53.

All The Way começa com os tiros e gritaria que marcaram o atentado ao presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy em Dallas. Depois de mostrar o Lincoln Continental conversível com seu estofamento manchado de sangue, a câmera segue para dentro do hospital onde, da sala de cirurgia, uma pessoa da equipe médica sai e anda até um outro cômodo e sussurra: "Ele se foi”. Era o fim do mandato do 35º presidente dos Estados Unidos e início da administração de Lyndon B. Johnson.

Na primeira vez em que Bryan Cranston aparece na tela como o novo presidente, em um plano fechado, é possível ver ali um pouco do ator que por cinco temporadas interpretou o professor de química Walter White em Breaking Bad. Com a câmera aberta, o que se vê é o político texano de queixo pontudo, cabelo penteado para trás, costas arqueadas e forte sotaque sulista. A transformação é impressionante e já havia sido vista na peça da Broadway de mesmo nome, ganhadora do Tony (o Oscar do teatro) de Melhor Peça e Melhor Ator para o próprio Cranston.

Bastam poucos minutos de filme para entendermos que LBJ vai dar continuidade ao projeto de Lei dos Direitos Civis iniciado por JFK que visava garantir o direito a todos os americanos, sem preconceito, de serem servidos em qualquer instalação aberta ao público e também ao direito de voto, formas de diminuir a discriminação racial que ainda reinava no país, principalmente no sul.

Por tudo isso, não demora a entrar em cena Dr. Martin Luther King Jr. (Anthony Mackie). E não para por aí. O telefilme da HBO elenca um punhado de políticos, como o Sen. Richard Russell (Frank Langella), o diretor do FBI J. Edgar Hoover (Stephen Root) e tantos outros que entram e saem de cena com a mesma velocidade que fatos históricos da política americana vão ricocheteando na tela.

O filme dirigido por Jay Roach pode ser cansativo para quem não gosta de tanta informação, mas é uma aula resumida de história e política americana. Toda a disputa para a aprovação da Lei dos Direitos Civis aconteceu em meio à campanha política que culminou com a eleição de Lyndon B. Johnson para a presidência, em 1964. LBJ aparece a maior parte do tempo como o líder preocupado com o povo. Além dos Direitos Civis, foi também em seu governo que se iniciaram planos de saúde e educação e combate contra a pobreza. All the Way é a beatização do político, que aparece até fragilizado em determinado ponto da história, antes de seu renascer.

Nota do Crítico
Ótimo