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Alien: Covenant | Crítica

Ridley Scott continua preenchendo as lacunas da mitologia e volta ao horror com desinteresse

09.05.2017, às 15H32.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H44

Ridley Scott voltou ao universo de Alien para explicar, em Prometheus, quem são os Space Jockeys da nave mostrada no filme de 1979. Agora em Alien: Covenant seu impulso é similar: explicar como a criatura assassina da franquia ganhou sua forma icônica. A vantagem desta vez, pelo menos, é que não é uma explicação oblíqua como a de Prometheus e sim uma ponte direta com a trama do Alien original.

Além de interpretar outro androide, Michael Fassbender retorna ao papel do robô David, numa trama que se passa alguns anos depois do fim de Prometheus. A ligação é ostensiva com o longa anterior, embora o elenco se renove e a trama seja uma narrativa antocontida de horror: a tripulação da nave Covenant busca expandir os limites da humanidade pelo espaço mas mexe com o desconhecido e paga o sangrento preço por esse desafio. Se Prometheus enveredava mais pela ficção científica clarkeana com toques místicos, Alien: Covenant se contenta com o modesto cautionary tale.

Tudo isso não seria um demérito, se Ridley Scott demonstrasse ao longo de Alien: Covenant que realmente fazer só um filme moral de horror espacial lhe basta. O cineasta não parece, porém, muito interessado em seguir as regras do gênero que ajudou a popularizar; as cenas de matança do Alien frequentemente se resumem ao pós-morte e Scott evita se entregar por completo ao sadismo que se esperaria do seu conto moral. Nesse sentido, o recente Vida, um exploitation espacial despudorado que é equivocadamente visto como um sub-Alien, é um filme muito mais inspirado e recompensador.

Ao desinteresse com que Scott pensa e realiza suas cenas de horror se soma o subaproveitamento do ótimo elenco. Sua protagonista Daniels (Katherine Waterston) é uma versão recauchutada de Ripley com um arco dramático de superação menos sutil que o da protagonista do original, e ao resto da tripulação cabe apenas reagir de forma estúpida ao perigo, seja metralhando tanques explosivos, agindo com displicência em atmosfera selvagem ou simplesmente metendo a cara onde não deve. O fato de Alien: Covenant desperdiçar a chance de reunir James Franco e Danny McBride em cena já diz bastante sobre seu senso de oportunidade.

Em compensação, Fassbender faz os melhores androides que a franquia já teve, num longa que acaba consumando uma tendência que já era vista desde 1979: são os androides de Alien os canalizadores de toda a discussão que os filmes promovem sobre a aproximação de homem com Deus, nos quais a criatura assassina do espaço personifica o castigo divino. Não é por acaso que Scott retornou à franquia pegando para si o mito de Prometeu, e Fassbender consegue dar aos seus personagens a dimensão trágica que esse diálogo com a grandiosidade grecoromana exige.

O saldo, porém, é bastante discutível. Alien: Covenant fica muito abaixo do filme de 1979 como experiência de horror e claustrofobia, e no fim das contas acaba servindo a um propósito muito funcional de tapar lacunas que até hoje se preencheram com pavor e mistério. Não deixa de ser irônico que, ao acabar com os encantos que cercam o Alien, o filme tire o sentido do próprio nome Xenomorfo. "Xeno" significa estranho, estrangeiro, e depois de Covenant tudo o que resta é a familiaridade.

Nota do Crítico
Regular