Filmes

Crítica

Adrenalina | Crítica

Adrenalina

30.11.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H21

Adrenalina
Crank
EUA, 2006
Ação - 87 min

Direção e roteiro: Mark Neveldine e Brian Taylor

Elenco
: Jason Statham, Amy Smart, Efren Ramirez, Jose Pablo Cantillo, Dwight Yoakam, Carlos Sanz, Reno Wilson, Edi Gathegi

Não é difícil nos depararmos com a seguinte situação aqui no Omelete: como categorizar um filme? Ele é comédia com romance, drama com suspense, aventura com terror e documentário, é o quê? Hoje em dia está cada vez mais complicado dissecar um filme em apenas algumas palavrinhas, com tantas preocupações dos estúdios para que a produção agrade a públicos-alvo tão distintos quanto a variedade de combinações de gêneros que podem existir.

Adrenalina (Crank, 2006) não tem esse problema.

O filme estrelado pelo londrino Jason Statham (Carga explosiva) esquece essas fórmulas para expandir potencial de público e encaixa-se perfeitamente na categoria preferida da maioria dos machos: Ação.

O roteiro de Mark Neveldine e Brian Taylor, também diretores, é assumidamente nulo. Nele, o faixa-preta Statham vive Chev Chelios, um assassino de aluguel que se descobre envenenado por um rival, Verona (Jose Pablo Cantillo). A história mostra o seu dia de cão pelas ruas de Los Angeles atrás de uma cura. Enquanto a procura, ele ainda tem outro dilema: pode cair duro a qualquer momento se não estiver com a adrenalina sempre lá em cima. Para tanto, ele pisa no acelerador, transa no meio de uma multidão, arruma encrenca, usa substâncias diversas, enfim, faz de tudo para manter seu coração a mil por hora.

O resultado é um videoclipe com 90 minutos de duração em que quase não existem respiros, momentos em que o frenesi visual sossega antes de embarcar numa nova onda de acontecimentos vertiginosos. Os cineastas são adeptos do exagero. Experimentam toda sorte de recursos visuais imagináveis: tela divididas, imagens distorcidas, primeira-pessoa, saturações de cor, câmera lenta, câmera acelerada, computação gráfica, texto na tela, projeções - a lista é imensa e reforça a idéia do clipão. Corte os segmentos do filme - todos embalados por música pesada - e dava para passar na TV em programas de música.

É tudo tão estapafúrdio que o humor aflora sem esforço e fica fácil engolir tudo o que nos é incansavelmente jogado em cima. Mas o grande barato de Adrenalina é justamente essa sem-vergonhice. Não é sempre que Hollywood se assume dessa maneira.

Nota do Crítico
Bom