Não há nada de original em levar cinco amigas para uma festa de despedida de solteira e criar comédia a partir de desastres, principalmente em 2017, quando A Noite é Delas foi lançado. Paul Feig fez isso em 2011 com seu aclamado Missão Madrinha de Casamento e Leslye Headland recriou o cenário mais uma vez em 2012 com o ótimo Quatro Amigas e Um Casamento. Mas a reunião de uma estrela como Scarlett Johansson e uma comediante como Kate McKinnon, além de um elenco coadjuvante certeiro, é o que chama atenção na comédia escrita e dirigida por Lucia Aniello (Broad City). Mesmo sem o brilho de suas antecessoras, e apesar de lidar com uma instabilidade cômica que prejudica seu desenrolar, o longa de Aniello acerta quando confia nas sutilezas da vida entre mulheres e é temperado por ótimos momentos.
A Noite é Delas se estabelece basicamente como um Se Beber, Não Case! com mulheres, começando pela reunião de quatro amigas de faculdade em Miami para a despedida de solteira de Jess (Johansson). Lá, Alice (Jillian Bell), Blair (Zoë Kravitz) e Frankie (Ilana Glazer) conhecem Pippa (McKinnon), amiga de Jess do intercâmbio, e depois de muita bebida e drogas, a festa chega ao seu abrupto fim quando elas acidentalmente matam um stripper. A partir daí, o longa se torna uma comédia de catástrofe, na qual as cinco mulheres tentam ficar sóbrias, lidam com as consequências do ato e procuram se safar do assassinato.
Logo de cara, existe uma falta de fluidez óbvia em A Noite é Delas, talvez pela falta de habilidade do longa em construir e apresentar suas personagens. Apesar de Jess e Alice serem bem fundamentadas, e Pippa servir como o elemento excêntrico (e sempre ótimo, diga-se de passagem) representado frequentemente por McKinnon, Blair e Frankie não tem personalidades bem construídas e acabam se tornando coadjuvantes estereotipadas com pouca recompensa. Por isso, o que chama mais atenção é um conflito constante na amizade entre Jess e Alice, que cria a verdadeira empatia necessária para estabelecer uma relação com o espectador. Fora isso, A Noite é Delas se desenvolve mais com um excesso de piadas, e como a taxa de acerto é mediana, ele transmite uma inconstância por toda sua duração.
Mas A Noite é Delas tem seu sucesso, em primeiro lugar, na surpreendente e peculiar inversão de gêneros que, apesar de parecer óbvia no começo, só evolui em qualidade e graça. A festa de despedida de solteiro do marido de Jess, Peter (Paul W. Downs), mostra o lado sensível e singelo dos homens, e só se torna mais romântica quando os amigos convencem Peter a sair em uma jornada atrás de sua futura esposa, construindo um cenário absurdo que também rende boas risadas. E enquanto as melhores piadas de A Noite é Delas se revelam quando o filme é mais descarado, tirando sarro da carreira de Rob Lowe ou o tom novelesco de Orange Is The New Black, ainda há espaço para a atuação física - de McKinnon principalmente.
Ainda, a comédia de Aniello funciona bem quando ela baseia suas forças na amizade e intimidade feminina, desde o palavreado, os costumes e os sentimentos únicos que se expressam na relação entre as garotas. Mesmo que Missão Madrinha de Casamento tenha feito isso de um jeito melhor, o ciúmes de Alice em relação à Pippa é bem-construído, principalmente quando, na discussão final, o jogo de amor e ódio se abre entre as protagonistas. Mas vale dizer que a atuação de Johansson não só combina na parte dramática como por toda a duração de A Noite é Delas. É refrescante ver a atriz, mais conhecida por seus papéis mais intensos, se apresentar com mais leveza e poder demonstrar seu talento para comédia - que ela já havia exibido em ótimas esquetes de Saturday Night Live.
Fora do círculo de mulheres, existe uma série de coadjuvantes que aparece para roubar o holofote em A Noite é Delas, com grandes nomes que passam por Ty Burrell e Demi Moore, e dupla de Dean Winters e Enrique Murciano, que surge na reta final contribuindo para um ótimo encerramento da trama. Aliás, este é um dos poucos casos de um filme de comédia que fica melhor no fim, e rende boas risadas em seu clímax e conclusão do terceiro ato. A Noite é Delas pode não vencer na originalidade, mas há uma quantidade louvável de acertos singelos que recompensa a viagem.