Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Crítica

A Menina e o Porquinho | Crítica

A menina e o porquinho

ÉB
04.01.2007, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H21

A Menina e o Porquinho
Charlottes Web
EUA, 2006
Infantil - 97 min

Direção: Gary Winick
Roteiro: Susannah Grant, Karey Kirkpatrick

Elenco: Dakota Fanning, Kevin Anderson, Noel Ballantine, Gary Basaraba, Julia Roberts, Oprah Winfrey, John Cleese, Steve Buscemi, Cedric The Entertainer, Reba McEntire, Andre 3000

Além das animações - que sempre trazem algum elemento capaz de agradar aos adultos -, são poucos os filmes infantis que conseguem cruzar a fronteira e alcançar pessoas fora de seu público-alvo. Geralmente avesso a filmes para crianças, confesso que tive uma agradável experiência em A menina e o porquinho (Charlotte´s Web), longa dirigido por Gary Winick (De repente 30) que adapta o livro A teia de Charlotte, de E.B. White.

Alguns elementos parecidíssimos com essa história já apareceram antes no cinema, nos dois filmes de Babe, o porquinho atrapalhado (sabe como é... suíno falante, tentando escapar do matadouro com a ajuda dos amigos da fazenda...). Mas as adaptações de George Miller, apesar de igualmente cativantes, têm desdobramentos menos emotivos. Daí a chance de contar, sem parecer uma repetição do tema, a simpática aventura do leitão Wilbur, que nasceu pequeno demais, seria sacrificado, mas encontrou no amor da pequena Fern uma segunda chance de ver o mundo.

Nos papéis principais, como a menina Fern e a voz da aranha Charlotte, estão respectivamente Dakota Fanning (Guerra dos Mundos) e Julia Roberts (Doze homens e outro segredo) - mas essa segunda só mesmo quando sair o DVD, já que só existem cópias dubladas nos cinemas brasileiros. Todavia, apesar dos maiores perderem as vozes de gente como Oprah Winfrey (a Gansa), John Cleese (Samuel o carneiro), Kathy Bates (uma vaca), Robert Redford (o cavalo) e o trio sensacional formado por Steve Buscemi (o rato), Thomas Haden Church e Andre 3000 (dois corvos), fica o alívio da distribuidora ter se concentrado em promover o filme e não celebridades televisivas, como é comum por aqui. Ao optar por dubladores profissionais, talentosos, e deixar de lado a profusão de celebridades chinfrins e seus sotaques exagerados, a Paramount Pictures - mais nova empresa a atuar nos cinemas brasileiros - começa muito, muito bem (é Ano Novo, esqueçamos o passado de Heloísa Perissé em Madagascar e outras bobagens da UIP, identidade da empresa até dezembro de 2006).

De volta ao filme, a computação gráfica e manipulações digitais que fazem os bichos da fazenda falarem já havia sido empregada com sucesso por Miller há uma década e aqui também funciona muito bem. Assim, é no romantismo das lições de sacrifício e aceitação que a obra de White - adaptada por Susannah Grant (Erin Brockovich) e Karey Kirkpatrick (Guia do mochileiro das galáxias) - se destaca.

Wilbur é tão inocente quanto Babe, mas Charlotte, sua aranha companheira, rouba a cena e dá ao filme bom estofo emocional. Aliás, o design da aracnídea é um caso à parte. O desenhista de produção Stuart Wurtzel (Angels in America) não escondeu os traços grotescos da espécie na personagem, mas ela resulta bela como poucas quando a história de White nos ensina a enxergarmos tal criatura com olhos de Wilbur. E esse olhar porcino se aplica também aos marmanjos no cinema, que podem tentar superar preconceitos e desfrutar ao lado dos pequenos (sem eles também não dá... não é pra tanto) essa bela história.

Nota do Crítico

Ótimo
Érico Borgo

A Menina e o Porquinho

Charlotte’s Web

2006
05.01.2007
113 min
Drama
País: EUA
Classificação: LIVRE
Direção: Gary Winick
Roteiro: Karey Kirkpatrick, Susannah Grant, E.B. White
Elenco: Julia Roberts, Steve Buscemi, John Cleese, Oprah Winfrey, Cedric the Entertainer, Reba McEntire, Kathy Bates, Robert Redford, Thomas Haden Church, André Benjamin, Dominic Scott Kay, Sam Shepard, Abraham Benrubi, Dakota Fanning, Kevin Anderson, Essie Davis, Siobhan Fallon, Louis Corbett, Robyn Arthur, Julian O'Donnell, Gary Basaraba, Nate Mooney, Nicholas Bell, Beau Bridges, Teague Rook, Julia Zemiro, Denise Kirby, Robert Plazek, Joseph Lotesto, Michael Roland, Don Bridges, Ian Watkin, Joel McCrary, Brian Stepanek, Fred Tatasciore, Bradley White, Maia Kirkpatrick, Jennessa Rose, Briana Hodge, Dale Azzopardi, Geoff Burgess, Ella Scott Lynch, Greg Marian, Stefano Mazzeo, Elizabeth Saunders