Filmes

Crítica

A Cabana | Crítica

Filme baseado em best-seller está mais próximo do culto do que do cinema

06.04.2017, às 18H31.
Atualizada em 06.04.2017, ÀS 19H00

De boas intenções o Inferno está cheio. O cinema-parábola também, pois é a partir delas que ele cumpre sua vocação publicitária: vender um quinhão no Céu. Este filão, no qual o risível A Cabana (The Schack) se enquadra, dá conta de um filão audiovisual que tem como marco zero From the Manger to the Cross (1912), de Sidney Olcott, e cuja característica é servir como peça de propaganda a um credo qualquer ao qual se filie, sem a necessidade de abordar a Fé e seus desígnios como narrativa épica. É algo distinto do que se vê em produções como Rei dos Reis (1961), de Nicholas RayO Evangelho Segundo São Mateus (1964), de Pier Paolo Pasolini, ou Noé, de Darren Aronofsky: neles, os relatos bíblicos são empregados como metáforas míticas para uma discussão sobre a condição humana, fazendo do Homem seu foco.

Não é o que se vê em parábolas como Quarto de Guerra (2015), um êxito recente dessa linhagem, que existe para disseminar a onipotência do Senhor. Cabe na definição tanto produções de verve espírita assumida, como Bezerra de Menezes – Diário de um Espírito (2008) e o fenômeno popular Nosso Lar (2010), como homilias católicas como Aparecida – O Milagre (2010). Porém, majoritariamente, essa linhagem é fornida de títulos de evangelização protestante - como sucessos recentes tipo a franquia Deus Não Está Morto (2014-16) - nos quais cada diálogo é uma frase de culto, uma louvação estruturada como um dispositivo para educar. A educação em questão é a dos desígnios da religião ali presente.

Inspirada no best-seller de William P. Young, lançado aqui pela SextanteA Cabana desfia o rosário do cinema-parábola em glória da fé cristã sem nenhum pudor de disfarçar sua verve de propaganda, o que compromete seu vigor dramático. Não há por parte do diretor do longa-metragem - o inglês Stuart Hazeldine, do thriller Exame, de 2009 – nenhum esforço de criar uma dialética e ir além do Pai Nosso Que Estás No Céu. Há um esboço de trama (num registro de suspense) que servirá como espinha dorsal: o carpinteiro Mack Phillips (Sam Worthington) leva sua família para acampar em um bosque e sua filha caçula (seu xodó) desaparece, no que pode ser um rapto. Não tarda para que a suspeita de sequestro se confirme e, para piorar, a menina foi morta por seu raptor. A notícia gera no peito de Pack – um cristão devoto – uma sensação de absoluto desespero o que acaba por desconectá-lo de seus parentes.

Um dia, uma carta aparece em sua caixa de correio convidando-o a voltar ao chalé onde os vestígios da garota foram encontrados. A necessidade de se vingar do homem que sequestrou sua criança arrasta ele de volta à floresta, para a tal “cabana”. Lá, ele tem uma epifania: um encontro com o Divino, representado por três entes místicos que se dizem fatias de Deus (Octavia Spencer numa atuação desleixada; Sumire Matsubara; e o ótimo Avraham Aviv Alush, que garante os únicos instantes de vitalidade do filme). Do papo com eles, Mack se embrenha num rito (alongado à exaustão ao longo de uma hora de flores nascendo nos campos e de sermões intermináveis e repetitivos) de redenção, para reaver a autoestima perdida, a crença (cega) no Pai e o Perdão. Ok, tem Alice Braga (sempre ótima!) numa pontinha, também pregando ao Alto. Mas nada que atenue o mimimi carola que acaba reduzindo o (respeitável) debate religioso a uma caricatura colorida de felicidade plena.

Em quesitos mais técnicos de fotografia ou de edição, A Cabana é puro excesso: todas as cores são saturadas, todos os cortes são bruscos. As atuações parecem pautadas pelo exagero também, com exceção para Braga e Alush. E, em termos de roteiro, há um prólogo, centrado na relação de Mack com seu pai, que parece tentar justificar as escolhas e os sentimentos do protagonista, mas não dá conta da tarefa. Sobra do filme apenas o tédio. Que Deus tenha piedade de seu realizador.

Nota do Crítico
Ruim