O Omelete conferiu uma versão do roteiro de Redbelt, novo filme de David Mamet (O Assalto), e, apesar de não podermos precisar se é a versão que efetivamente foi rodada, pudemos detalhar com ela os personagens de Rodrigo Santoro (300) e Alice Braga (Cidade Baixa).
Alice Braga
Rodrigo Santoro
O drama, que mistura os bastidores das lutas de Vale-Tudo com a indústria de Hollywood, traz vários brasileiros no elenco, já que um dos lutadores é do Brasil, representando a técnica local do jiu-jitsu DaSilva, contra a tradicional escola japonesa das artes marciais de Taketa Morisaki (vivido pelo lutador Enson Inoue).
Rodrigo Santoro e Alice Braga vivem os irmãos desse lutador brasileiro. Ele, um homem de negócios não muito confiável, administrador de bares e da carreira do irmão. O papel não é grande, mas é crucial à trama. Já Alice Braga tem mais tempo de tela: vive a esposa do personagem principal, que tenta administrar a academia do marido, Mike Terry (interpretado por Chiwetel Ejiofor, de Filhos da Esperança), enquanto cuida do próprio negócio, uma empresa de tecidos com texturas brasileiras. O lutador irmão dos dois é vivido por outro brasileiro, John Machado, um dos irmãos Machado (famosos em Los Angeles por sua técnica de Jiu-Jitsu), que também cuida das coreografias de luta do longa-metragem.
Aliás, as lutas prometem. Há uma boa seqüência de ação num bar - em que Mike enfrenta dois sujeitos, um deles com uma faca - e pelo menos duas lutas do campeonato climático. Mas não espere um filme de artes marciais. Mamet tem muito mais interesse nos bastidores do negócio - e seus diálogos são muito mais contundentes que os golpes. Por conta disso, todos os lutadores (há diversos nomes famosos das artes marciais no elenco) mal falam no filme.
Na trama, Mike Terry é um mestre do Jiu-jitsu que evitou durante toda a sua vida o circuito competitivo do esporte, preferindo dedicar-se à filosofia das artes marciais, ensinando defesa pessoal numa pequena escola em Los Angeles. Mas a sua vida sofre uma dramática guinada, quando ele precisa defender sua honra no ringue.
O filme foi rodado na Califórnia com orçamento baixo para os padrões de Hollywood: apenas 7 milhões de dólares. A estréia acontece em 2008 pela Sony/Columbia. O elenco ainda tem Tim Allen e Joe Mantegna.