MTV/Divulgação e Pulp Fiction/Reprodução

Filmes

Artigo

Como Kurt Cobain quase participou de Pulp Fiction

Personagem de Eric Stoltz teria sido baseado no músico

20.02.2019, às 15H23.
Atualizada em 20.02.2019, ÀS 15H59

Kurt Cobain é um dos maiores nomes da história da música. Ao longo dos anos, canções do Nirvana tem aparecido com frequência em filmes, séries e games e um dos maiores longas da história quase contou com o vocalista como ator: Pulp Fiction, inicialmente, teria um papel desenvolvido especialmente para Kurt Cobain.

No início dos anos 90, o longa era um dos roteiros mais quentes de Hollywood. Atores de primeira linha queriam estrelar a produção de Quentin Tarantino, mas o diretor contava com nomes específicos em sua cabeça para cada papel. Segundo Courtney Love, viúva do músico, um dos personagens da história havia sido escrito especialmente para o cantor: Lance, o traficante amigo de Vincent Vega (John Travolta).

Em entrevista à V Magazine (Via Indie Wire), ela garante que os produtores inicialmente não procuraram direto Cobain, mas conversaram com ela para o papel de Jody, namorada do traficante. “Eu senti que eles estavam me perguntando somente para conseguir o Kurt. E eu falei: ‘Perguntem para o Kurt. Eu não quero fazer’. Porém, ele amarelou”, afirmou.

Love diz que os produtores ainda voltaram algumas vezes para oferecer o papel, porém Cobain não tinha interesse em participar do longa. Mesmo assim, ela garante que ele ficou animado com os roteiros e decidiu homenagear o cineasta no último álbum de estúdio da banda. “Você nunca se perguntou por que Quentin [Tarantino] recebeu agradecimentos especiais no álbum In Utero?”, disse em entrevista à GQ.

Eventualmente, o papel acabou nas mãos de Eric Stoltz e sua namorada foi interpretada por Rosanna Arquette. Quentin Tarantino nunca confirmou a informação e chegou a negar ter oferecido qualquer papel para o músico. Contudo, o visual do personagem é muito semelhante ao utilizado por Cobain na época, desde o cabelo até o figurino que lembra o que o cantor usou no álbum Acústico MTV

Cobain faleceu em fevereiro de 1994, cerca de três meses antes do longa estrear no Festival de Cannes. O músico nunca chegou a comentar o assunto, mas até hoje Love garante que o papel estava em suas mãos e ele só não participou porque não quis.