A biografia do revolucionário argentino Ernesto Che Guevara de La Serna que o cineasta Steven Soderbergh (Doze homens e outro segredo) exibe no Festival de Cannes teve os seus dois primeiros clipes divulgados, além de mais seis fotos. Como ainda não há sequer um teaser do filme, é o primeiro material de divulgação que sai em vídeo. Confira:
Soderbergh estava filmando desde a metade de 2007 na Espanha, ao custo de 70 milhões de dólares. O projeto, estrelado por Benicio Del Toro (21 gramas, Caçado), ficou com mais de quatro horas de duração. Se Soderbergh mantiver seus planos de lançamento comercial, ele dividirá o longa em dois. A primeira parte se chamará The Argentine e narrará o momento histórico em que Che, Fidel e outros cubanos exilados invadem a ilha caribenha em 1956 e destronam o ditador Fulgêncio Batista. Já o segundo filme, Guerrilla, focado em sua derrocada na Bolívia, começa com a viagem de Guevara a Nova York em 1964, onde ele falou à ONU e viu crescer o mito ao redor da sua figura.
Ambos os filmes foram escritos por Peter Buchman. Em Cannes muita gente elogiou o tom humanista, que evita julgar Guevara, e a estética robusta do vídeo digital em cinemascope. Outros tantos enxergaram o negócio pela ótica comercial e dizem que o lançamento é inviável. Por enquanto nenhuma distribuidora comprou os direitos do filme.