Bale, que interpretou Jesus num filme para a TV em 1999, mas ganhou notoriedade ao protagonizar Psicopata americano disse que "ele [Batman] tem umas coisas de Psicopata americano e, sim, alguns sintomas de Cristo, ou algo parecido. Você vê uma batalha entre seu espírito e a carne. Com Bruce Wayne, há a batalha entre a filantropia, que ele aprendeu com seu pai e foi um grande exemplo para ele, e a necessidade de se vingar, que é incrivelmente forte.
Bale disse também que vê um Batman em conflito porque seu coração fica dizendo para matar, mas ele sabe que não pode fazer isso. Desde sua infância ele aprendeu que isso é errado. Mas mesmo assim é uma necessidade que ele precisa se segurar para vencer o tempo todo. E não quero entregar muito, mas o que o Espantalho [Cillian Murphy] está fazendo e o que Ras Al Ghul [Ken Watanabe] e todos estão tramando é bem similar ao medo que as pessoas tiveram há pouco do antraz.
Batman begins, de Christopher Nolan, explora as origens da lenda do Batman e o surgimento do Cavaleiro das Trevas como uma força do bem em Gotham. Depois da morte de seus pais, Bruce Wayne (Bale), o desiludido herdeiro de uma fortuna em indústrias, viaja ao redor do mundo buscando os meios para combater a injustiça e incutir o medo naqueles que se aproveitam dos inocentes. De volta à Gotham ele revela seu alter-ego: Batman - um justiceiro mascarado que usa sua força, intelecto e arsenal tecnológico para combater as sinistras forças que ameaçam a cidade.
A adaptação tem estréia mundial prevista para 17 de junho de 2005.