Filmes

Notícia

China vai banir filmes e séries que “incentivem o estilo de vida ocidental"

Agência reguladora do país quer que obras tenham “energia positiva”

30.08.2016, às 17H23.

Um novo comunicado da The State Administration of Press, Publication, Radio, Film and Television (SAPPRFT), agência reguladora de mídia na China, afirma que as obras exibidas no país precisam ter “energia positiva” e não “incentivar a admiração pelo estilo de vida ocidental” (via The Guardian).

Segundo o texto publicado no site Xinhuanet, obras e notícias de entretenimento precisam ter as “ideologias dominantes” e não podem fazer piadas com tradições do país. Outra recomendação do texto é que programas de TV não coloquem pessoas famosas, bilionários e celebridades da internet em pedestais, nem façam sensacionalismo com relacionamentos e disputas familiares.

O The Guardian ainda cita uma nova legislação, ainda em revisão no país, que deseja que a indústria cinematográfica lute pela “excelência em habilidades profissionais e integridade moral”, tudo isso com o intuito de aspirar “valores socialistas centrais”.

O não cumprimento dos requisitos pode resultar em denúncias e até mesmo a revogação de licenças.

O mercado de cinema da China começou a se tornar muito importante para Hollywood, por conta do alto retorno de bilheteria. Recentemente foi divulgado que Warcraft pode ganhar uma sequência diretamente para o país – saiba mais.