Filmes

Notícia

CCXP18 | Diretor explica o processo de criar um curta do Mickey Mouse

Projeto passa por muitas mãos até ser concluído

08.12.2018, às 12H37.

A Disney veio para a CCXP18 para comemorar os 90 anos de Mickey Mouse. Com um painel especial, o roteirista e diretor Alonso Ramires Ramos subiu ao palco para mostrar como é feito um curta do personagem.

Ao longo desses anos, o personagem protagonizou nove curtas, ambientados pelo mundo todo. Segundo Ramos, a ideia é que o personagem seja global, falando o idioma de cada lugar que está - tanto é que ele já esteve no Brasil duas vezes. "A pesquisa é muito importante. No caso do Brasil, tinha tanta coisa para explorar. As fantasias, o samba, as ondas, o trabalho do Burle Marx", explicou sobre o processo de escrita.

A criação de um curta começa com quatro diretores se reunindo para uma sessão de brainstorm, pensada para acertar os detalhes da trama. Após isso, eles têm quatro semanas para criar os storyboards do projeto, que depois são colocados em sequência e sonorizados com trilha e efeitos. Assim, já é possível ter uma noção da duração - que tem limite de três minutos.

Os storyboards então são divididos entre equipes na Disney: uma para desenhar, outra para colorir, e outra para fazer uma animação inicial. Após tudo isso, eles entregam a seguinte sequência para os animadores:

A CCXP18 acontece entre 6 a 9 de dezembro no Expo São Paulo.