O CADE (Conselho Admnistrativo de Defesa Econômica) vai revisar a compra da 21st Century Fox pela Disney. O órgão foi um dos últimos no mundo a aprovar a transação por preocupação com os canais esportivos, já que a Disney passou a ser dona tanto do ESPN quanto do Fox Sports, deixando apenas o SporTV como concorrente. A solução encontrada em fevereiro de 2019 foi a venda da emissora pertencente à Fox tanto no Brasil quanto no México. No entanto, ela não foi concretizada até o momento.
Confira abaixo um comunicado do CADE:
“A venda do canal Fox Sports foi uma das medidas negociadas entre o Cade e as empresas em um Acordo em Controle de Concentrações (ACC) para afastar preocupações concorrenciais advindas da operação. O objetivo era permitir que a estrutura do mercado permanecesse com a mesma pressão competitiva anterior à fusão, com a continuidade de três opções de canais de esportes para os consumidores no Brasil: SporTV (da GloboSat), ESPN e mais uma nova empresa com os ativos da Fox Sports.”
Ainda não há detalhes a respeito das implicações da revisão, fique de olho no Omelete para não perder as novidades sobre o caso.
A fusão foi uma das principais notícias de 2019 por entregar à Disney as propriedades da Marvel como X-Men, Deadpool e o Quarteto Fantástico, que passam ao controle da Marvel Studios. Outras propriedades transferidas incluem Avatar, Alien e The Simpsons.