Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

Brigitte Bardot, ícone do cinema francês, morre aos 91 anos

Além do cinema, a atriz também era conhecida por seu ativismo

2 min de leitura
JH
28.12.2025, às 10H17.
Atualizada em 28.12.2025, ÀS 10H48

A atriz francesa Brigitte Bardot morreu aos 91 anos, segundo informa neste domingo (28) a fundação de proteção aos animais que leva o nome da artista, Fondation Brigitte Bardot.

Não foram informados a causa da morte, data, local, ou horário do falecimento. A instituição, no entanto, publicou um vídeo em homenagem à atriz, que pode ser assistido abaixo:

Nascida Brigitte Anne-Marie Bardot em 28 de setembro de 1934, em Paris, a atriz também foi cantora e modelo, e se tornou um dos maiores ícones da cultura mundial, tendo atuado em 47 filmes e gravado mais de 60 músicas até o momento em que se afastou do entretenimento, em 1973.

A beleza de Bardot, principalmente suas características únicas, e seu carisma a transformaram em um dos maiores sex symbols da história do cinema. De acordo com o documentário Discovering Brigitte Bardot, "Ela era um sex symbol, mas falava como uma mulher que você poderia conhecer na rua."

Ela iniciou sua carreira no cinema em 1952 e ganhou reconhecimento internacional em 1957, com o filme E Deus Criou a Mulher, dirigido por Roger Vadim. Destaques de sua carreira cinematográfica também incluem os filmes A Verdade, de 1960; O Desprezo, de 1963, dirigido por Jean Luc-Godard; e Viva Maria!, de 1965, pelo qual foi indicada ao BAFTA de Melhor Atriz Estrangeira.

Foi após sua aposentadoria do cinema em 1973 que Brigitte Bardot fundou a Fondation Brigitte Bardot que, 52 anos depois, viria a anunciar sua morte no dia de hoje. Seu ativismo em prol dos animais foi reconhecido internacionalmente, assim como suas falas polêmicas de cunho racista contra muçulmanos na França. 

Ao longo de sua vida, Bardot recebeu diversos prêmios por seu trabalho em defesa dos animais por parte de organizações como UNESCO, ONU e PETA.

Brigitte Bardot foi casada quatro vezes. O último, com Bernard d'Ormale, durou até sua morte. Ela teve um filho, Nicolas-Jacques Charrier, fruto de seu relacionamento com Jacques Charrier. Após o divórcio, Charrier manteve a guarda integral. Até o início dos anos 2000, Bardot e o filho não se falavam mas, em 2018, a atriz disse que eles mantinham contato e se visitavam anualmente.

Webstories