Filmes

Notícia

Brasileiros premiados no Festival de Cinema de Tribeca

Brasileiros premiados no Festival de Cinema de Tribeca

11.05.2004, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 12H51

Fernanda Montenegro e Raul Cortez em cena de O outro lado da rua

A terceira edição do Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York, terminou com ótimas notícias para o Brasil.

Fernanda Montenegro foi escolhida a Melhor atriz por O Outro Lado da Rua, filme dirigido por Marcos Bernstein (co-autor de Central do Brasil) que entrará em cartaz por aqui dia 28 de maio.

A produção conta a história de Regina (Montenegro), uma aposentada de 65 anos que, para se refugiar da solidão, procura pequenos delitos para denunciar à polícia. Uma noite, xeretando o prédio do outro lado da rua, ela acredita ter presenciado um assassinato. Quando a polícia declara ter ocorrido uma morte natural, Regina resolve investigar por conta própria e acaba se envolvendo com o suposto assassino, Camargo, numa relação tardia e cheia de contradições, em que os dois irão reavaliar suas vidas de um modo que nunca poderiam imaginar.

O outro premiado foi O Prisioneiro da Grade de Ferro (auto-retratos), documentário longa-metragem que rendeu a Paulo Sacramento o prêmio de Melhor novo documentarista. No filme, um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, ocorrida em setembro 2002, detentos aprendem a utilizar câmeras de vídeo e registram o cotidiano do maior presídio da América Latina.

Carandiru, de Hector Babenco também foi exibido no festival, que terminou domingo, dia 9 de maio. O Tribeca Film Festival é organizado anualmente pelos co-fundadores Robert DeNiro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff.