Filmes

Notícia

Black Angel | Curta exibido antes de O Império Contra-Ataca em 1980 vai virar longa-metragem

Depois de anos perdido, filme foi reencontrado em 2011 por um arquivista

02.06.2015, às 11H14.
Atualizada em 05.06.2017, ÀS 11H05

Black Angel, curta-metragem de 1980 exibido antes de Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca nos cinemas da Europa, Ásia e Austrália, vai ganhar uma versão em longa-metragem.

Escrito e dirigido por Roger Christian, ganhador do Oscar pela direção de arte de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, o curta foi encomendado por George Lucas e teve um orçamento de apenas US$38 mil. Filmado na Escócia, Black Angel conta a história clássica de um cavaleiro (Tony Vogel, de Os Caçadores da Arca Perdida) que tem de vencer o mal e salvar uma donzela (Patricia Christian) aprisionada pelo Cavaleiro Negro.

Considerado uma grande influência em outros filme de fantasia, como Excalibur, de John Boorman, e também em Star Wars, o curta-metragem ficou pouco tempo em cartaz antes das cópias desaparecerem e o filme ser declarado perdido até o final de 2011, quando foi reencontrado nos arquivos da Universal. Restaurado, o curta ganhou espaço em festivais e foi exibido ao público na Escócia pela primeira vez após 34 anos em 2014. Veja o curta:

A redescoberta e o interesse por tudo ligado a Star Wars ativado pela produção de O Despertar da Força, levou a uma campanha de crowdfunding, onde Black Angel é descrito como uma mistura de Game of Thrones e Valhalla RisingExcalibur e O Senhor dos Anéis. O projeto também promete cenas de ação ao velho estilo, com uso de computação gráfica “somente quando necessário”.

Orçado em US$ 15 milhões de dólares, a versão longa metragem de Black Angel já escalou John Rhys-Davis (Os Caçadores da Arca Perdida), Rutger Hauer (Blade Runnero Caçador de Andróides) e Laura Weissbecker (Operação Zodíaco) como Aeolus, o rei que quer garantir a segurança de seu povo, Sirdar, o alto sacerdote que dá ao cavaleiro sir Maddox a missão de destruir o mal e Kyna, a princesa herdeira e amiga de infância de Maddox, respectivamente. Além de voltar à Escócia, a produção vai utilizar locações no Marrocos, onde a ação começa em um deserto, Bélgica e Hungria, com as filmagens previstas para começarem no final do ano.