Ben Kingsley |
Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, o físico Albert Einstein iniciou uma amizade com o advogado e ativista estadunidense Paul Robeson. Judeu fugido da Alemanha e acolhido pelos Estados Unidos, Einstein encontrou no negro e ativista político Robeson também um paceiro de campanha. Em 1948 eles entregaram ao então presidente Harry Truman um pedido: transformar o linchamento, aquele delito em que pessoas são julgadas e executadas sumariamente, sem qualquer espécie de tribunal legal, em um crime federal.
O alvo era evidente: rechaçar a política de violações de direitos civis nos primeiros anos de Guerra Fria, do qual a caça às bruxas do Macarthismo, que atropelava liberdades individuais em nome do anticomunismo, era a tropa de choque.
Esse episódio - que tem muito em comum com os dias atuais da Doutrina Bush - será transformado em filme. A Louverture Films de Danny Glover (Máquina mortífera) e a Bipolar Pictures de Sir Ben Kingsley (Casa de areia e névoa) estão se juntando para produzi-lo. O ator britânico interpretará Einstein, Glover incorpora Robeson.
A produção, ainda sem título, começa a ser rodada na África do Sul no final de 2006 e no começo de 2007. A procura por um diretor já começou.