A BBC suspendeu um de seus artistas mais bem pagos em resposta às reclamações do público. Jonathan Ross ficará 12 semanas fora do ar sem pagamento.
O escândalo aconteceu durante o programa de Jonathan Ross e do comediante Russell Brand (Forgetting Sarah Marshall) na Radio 2 da BBC, quando os dois deixaram mensagens ofensivas na secretária eletrônica de Andrew Sachs, um ator de 78 anos de idade, que trabalhou na série britânica Fawlty Towers nos anos 70.
A dupla fez piada dizendo que havia feito sexo com a neta de 23 anos do ator e como ele provavelmente se mataria quando ouvisse as mensagens. O programa foi ao ar na noite de 18 de outubro. No início não houve grande repercussão, mas transcrições das chamadas feitas pela dupla de apresentadores, repleta de palavrões e insinuações de cunho sexual, e a cobertura da mídia geraram mais de 30 mil reclamações.
Além do público, a atitude dos radialistas foi criticada pelo Primeiro-Ministro Gordon Brown. O Arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, questionou por que os editores da BBC - que é uma rede estatal - permitiram a exibição do programa, que é gravado.
O incidente foi considerado extremamente embaraçoso para a BBC, que mantém uma reputação de integridade e alta qualidade em todo o mundo. O diretor-geral Mark Thompson considerou a ação totalmente inaceitável e incapaz de passar sem censura ou sanção. Russell Brand também foi suspenso, mas anunciou sua saída da rádio.
Além dos radialistas, o escândalo custou a cabeça da diretora da Rádio 2, Lesley Douglas. A executiva trabalhava na BBC há 23 anos onde era responsável pela Radio 2 e pela BBC 6Music.