Darren Aronofsky quase chegou a comandar uma adaptação de Batman Ano Um no início dos anos 2000, mas o projeto nunca chegou a ser concretizado. Agora, em uma nova entrevista à Empire, o diretor de Mãe! e Réquiem para um Sonho explicou as diferenças fundamentais que tinha com o estúdio, que impediram que o projeto fosse para frente:
"O estúdio queria Freddie Prinze Jr. e eu queria Joaquin Phoenix. Eu lembro de pensar 'oh oh', estamos fazendo dois filmes diferentes aqui", explicou o diretor.
Ele continuou: "Essa é uma história real. Eram tempos diferentes. O Batman que eu escrevi era muito diferente do tipo que eles acabaram fazendo", disse Aronofsky, em referência à adaptação de Cristopher Nolan.
Depois do sucesso de Pi, Aronofsky foi convidado pela Warner para fazer um filme do Homem-Morcego. Originalmente, o diretor queria adaptar O Cavaleiro das Trevas, com Clint Eastwood vivendo um Batman mais velho, mas o estúdio insistiu em uma história de origem. Assim, Aronofsky se interessou em levar às telonas Batman: Ano Um, mas o projeto nunca saiu do papel.