Filmes

Notícia

BAFTA 2018 | 190 atrizes britânicas fazem carta aberta contra abuso

Kiera Knightley, Emma Watson e Claire Foy estão entre as signatárias

18.02.2018, às 12H17.

Um grupo de 190 atrizes do Reino Unido publicou uma carta aberta no jornal The Observer este domingo, aderindo ao movimento Time’s Up e exigindo fim do desequilíbrio salarial e de abusos sexuais na indústria. A carta veio no dia da premiação Bafta, o "Oscar britânico", que deve ser marcado por protestos do mesmo modo que ocorreu no Globo de Ouro, no início do ano. 

Instagram/reprodução

Atrizes que assinaram a carta incluem  Emma Watson, Gemma Arterton, Keira Knightley, Emma Thompson, Naomie Harris, Jodie Whittaker, Carey Mulligan, Kate Winslet, Claire Foy, e diversas outras. 

Alguns trechos da carta aberta foram publicados pelo The Guardian e podem ser lidos abaixo:

"Estamos pressionando por mudanças na nossa indústria, e agradecemos o fato de que a indústria do Reino Unido se uniu para desenvolver princípios e regras que barram táticas de abuso no local de trabalho para todos. Nós estamos percebendo apenas agora a magnitude do abuso sistemático, desigualdade e abuso sexual baseado em gêneros e poder - que prejudica todas nós. Hoje nós nos unimos com tolerância zero para este abuso". 

"Em um passado muito próximo, nós vivemos em um mundo onde abuso sexual era uma piada desconfortável. Uma parte ruim e inevitável de ser uma garota ou uma mulher. Era certamente algo que não era para ser discutido, muito menos endereçado. Em 2018, nós acordamos para uma onda de mudanças. Se nós realmente abraçarmos este momento, uma linha será traçada e será definitiva."

"Aqui no Reino Unido, o movimento está em uma conjuntura crítica. A desigualdade salarial de gêneros para mulheres aos 20 anos está cinco vezes maior do que era seis anos atrás. Pesquisas no Reino Unido revelaram que mais da metade das mulheres já passou por abuso sexual no trabalho".

Na cerimônia do Bafta, que acontece hoje em Londres, atrizes devem usar trajes pretos como forma de protesto. 

Assédio em Hollywood

2017 foi marcado por diversas denúncias, que começaram com acusações contra o produtor Harvey Weinstein. Depois disso, vários outros casos vieram à tona, incluindo o de Kevin Spacey, que foi demitido de House of Cards depois disso.

No primeiro dia de 2018, 300 mulheres que trabalham em Hollywood, incluindo atrizes, diretoras, roteiristas e produtoras, formaram o Time’s Up, uma iniciativa para lutar contra o assédio sexual na indústria do audiovisual e também em áreas de trabalho manual, como mecânica, construção, etc.