Na entrevista, ela comentou como o filme está extremamente fiel ao livro, com a exceção de um novo personagem - vivido por John Malkovich - que é o líder de um culto ao espirro. No entanto, isso não deve irritar os fãs, já que o personagem foi criado para o filme pelo próprio Douglas Adams, o autor da série, antes dele falecer.
Deschanel revelou também que foram construídos quatro sets de planetas diferentes e que um dos cenários mais legais é o interior da nave Coração de Ouro. Ela também comentou que todo o elenco já tem contrato para uma continuação. No entanto, ela será produzida apenas se o primeiro filme tiver boa bilheteria.
A história do livro - Compre aqui -, que foi relançado em março no Brasil (leia aqui), começa segundos antes da explosão da Terra - planetinha inútil que será destruído para obras de melhoramento da Via Láctea - e mostra um britânico comum chamado Arthur Dent (Martin Freeman) sendo poupado da catástrofe. Seu salvador é Ford Prefect (Mos Def), um alienígena que passou os últimos 15 anos estudando os hábitos terrestres - disfarçado de ator desempregado - para atualizar o Guia do Mochileiro das Galáxias, publicação interplanetária no melhor estilo guia de viagens, cujo lema é o famoso NÃO ENTRE EM PÂNICO.
A produção será dirigida por Garth Jennings e Nick Goldsmith e o filme tem estréia prevista para 3 de junho de 2005.