David Gulpilil contracenando com Scott Glenn em The Letovers (HBO/Divulgação)

Filmes

Notícia

David Gulpilil, ator de The Leftovers e Austrália, morre aos 68 anos

Gulpilil havia sido diagnosticado com câncer de pulmão em 2017

29.11.2021, às 09H34.
Atualizada em 29.11.2021, ÀS 10H05

David Gulpilil, ator aborígene australiano pioneiro conhecido por seus papéis nos filmes Austrália e na série The Leftovers, faleceu aos 68 anos. Segundo o The Hollywood Reporter, Gulpilil foi diagnosticado com câncer de pulmão, em 2017, e sua morte foi anunciada hoje (29) em um comunicado do primeiro-ministro da Austrália do Sul, Steven Marshall.

É com profunda tristeza que compartilho com o povo da Austrália do Sul o falecimento de um artista icônico e único que moldou a história do cinema australiano e da representação aborígine na tela - David Gulpilil Ridjimiraril Dalaithngu,” ele disse.

Ao longo de sua filmografia, o ator também apareceu em longas australianos populares, como a comédia Crocodilo Dundee, e muito em títulos muito aclamados, como os dramas independentes O País de Charlie — que contou com sua participação também no roteiro — e O Rastreador

Nascido em Arnhem Land, no território do norte da Austrália, Gulpilil foi criado no mato e nunca foi à escola. Segundo entrevistas, o ator afirmou que aprendeu a língua inglesa apenas ouvindo.

Ele deixa sua esposa, Miriam Ashley, e duas filhas, Phoebe Marson e MaKia McLaughlin.