Que Superman está fazendo o maior sucesso nos cinemas mundiais, não é novidade para ninguém. Em cartaz há cerca de um mês, o longa dirigido por James Gunn já arrecadou quase US$ 600 mil mundialmente e já se posiciona entre as maiores bilheterias do Homem de Aço nas telonas.
Para quem foi criança nos anos 2000, entretanto, o novo filme do herói conta um easter egg a mais: a presença da venezuelana María Gabriela de Faría no elenco. Intérprete da vilã Engenheira, ela se lançou à fama em 2008, ao protagonizar Isa TKM – novela teen da Nickelodeon que fez muito sucesso à época, a ponto da ganhar uma continuação, Isa TK+ (2009).
Assim como De Faría, outros astros de origem latina começaram a carreira em novelas de seus países natais – mexicanas, venezuelanas ou colombianas – antes de brilharem em Hollywood ou na TV norte-americana.
Relembremos alguns casos:
Salma Hayek
Netflix/Divulgação
Nascida no México, a estrela de longas como Frida (2002), Gente Grande (2010) e Eternos (2011) foi descoberta pela rede mexicana Televisa em 1988, época em que atuou na novela Un Nuevo Amanecer.
Este trabalho lhe rendeu não apenas um prêmio de atriz revelação na mídia local, como também seu primeiro (e único) papel como protagonista de um dramalhão, em Teresa (1989). Salma interpretava uma mulher ambiciosa e disposta a tudo para subir na vida.
Demián Bichir
Fox/Divulgação
Também mexicano, começou nos folhetins ainda criança, com um papel em Desprezo (1977), e chegou a atuar em vários títulos do gênero até os anos 2000 – alguns deles vistos na TV brasileira, como Traição (1997) e Laços de Amor (1995).
Em Hollywood, foi destaque em incontáveis longas-metragens, como Uma Vida Melhor (2012) – que lhe valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator –, Os Oito Odiados (2015), Alien: Covenant (2017) e A Freira (2018).
Gael García Bernal
Reprodução
Muito antes de brilhar em longas como Babel (2006) e Cartas para Julieta (2010), o ator dava seus primeiros passos como ator infantil nos folhetins da Televisa.
Ele protagonizou, em 1992, a novela infantil Vovô e Eu, já transmitida no Brasil pelo SBT. Seu personagem, Daniel, era um menino de rua que vivia uma paixão pré-adolescente por uma garota rica, Alexandra (Ludwika Paleta, a eterna Maria Joaquina de Carrossel).
Diego Luna
Disney+/Divulgação
O intérprete de Cassian Andor na série Rogue One, da franquia Star Wars, também começou a carreira em Vovô e Eu, onde teve um papel coadjuvante.
Foi nos bastidores dessa produção que ele conheceu Gael García Bernal, com quem voltou a trabalhar já adulto, em projetos como o filme E Sua Mãe Também (2001) e a minissérie histórica Fidel (2002).
Diego Boneta
Instagram/Reprodução
Deu-se a conhecer no reality musical mexicano Código Fama (2002) – o mesmo formato que revelou Priscilla Alcântara no Brasil.
De lá, foi escalado para o elenco da novela infantil Alegrifes e Rabujos (2003), exibida pelo SBT na mesma época. Anos depois, já adolescente, viveu Rocco em Rebelde (2005).
Nos Estados Unidos, Diego foi destaque em filmes como Rock of Ages (2012) e O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019), além de ter coestrelado a série Scream Queens (2015) e interpretado o famoso cantor Luis Miguel em sua série biográfica na Netflix.
Eiza González
Sony Pictures/Divulgação
Começou sua carreira na TV mexicana já como protagonista, na novela Lola, Érase Una Vez (2007) – adaptação local da trama brasileira Floribella. Este trabalho a revelou não só como atriz, mas também como cantora, já que Eiza interpretava a maioria das canções da trilha sonora.
Posteriormente, foi vista também em folhetins como Sonha Comigo (2010), trama teen da Nickelodeon, e Amores Verdadeiros (2012), uma das tantas produções latinas exibidas no Brasil pelo SBT.
Hoje, acumula participações de destaque em blockbusters como Baby Driver (2017), Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (2019) e Godzilla vs. Kong (2021).
Alfonso Herrera
Instagram/Reprodução
Lançou-se à fama mundial por meio da novela adolescente Rebelde (2004-2006), onde interpretou o protagonista, Miguel, e integrou o sexteto RBD, derivado da atração televisiva. Esse sucesso lhe garantiu o papel principal de outra trama teen da Televisa, Camaleões (2010).
Começou a internacionalizar sua carreira através da série Sense8 (2015), da Netflix, onde teve um papel secundário. Posteriormente, estrelou o reboot televisivo do filme de terror O Exorcista (2016-2017) e teve papéis de destaque em Queen of the South (2018) e Ozark (2022).
No cinema, trabalhou com Zack Snyder em seu filme Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo (2023).