Poucas comédias dos anos 2000 se converteram em verdadeiros fenômenos da cultura pop como conseguiu As Branquelas (2004).
Mais de duas décadas após seu lançamento, o filme dirigido por Keenen Ivory Wayans (Eu, a Patroa e as Crianças) segue figurando entre os favoritos do público da TV aberta e do streaming – e sua exibição hoje na Sessão da Tarde (Globo) é mais uma prova desse sucesso atemporal.
O enredo gira em torno de dois agentes negros do FBI, Kevin (Shawn Wayans) e Marcus (Marlon Wayans), encarregados de realizar a escolta das it girls Brittany (Maitland Ward) e Tiffany (Anne Dudek) durante o trajeto para um evento de moda nos Hamptons.
Quando, porém, as trapalhadas da dupla acabam prejudicando a integridade física (e estética) das irmãs patricinhas, Marcus e Kevin são obrigados a recorrer a uma caracterização para lá de esdrúxula a fim de se passar, eles mesmos, pelas loiraças que não foram capazes de salvaguardar.
Existem planos para uma sequência de As Branquelas?
Diante de um sucesso tão duradouro, os fãs há tempos vem sonhando com uma segunda parte de sua comédia favorita. O tempo, porém, foi passando, e até hoje não está claro se veremos ou não outra aventura de Marcus/Tiffany e Kevin/Brittany.
No último ano, chegaram a surgir novidades nesse sentido – mas tão desencontradas que oferecem mais dúvidas do que de fato respostas. Em fevereiro, Marlon Wayans chegou a confirmar textualmente que uma continuação de As Branquelas seria, sim, produzida.
“[Os fãs sempre perguntam:] 'Quando vocês farão a sequência?' Eles adoram esse filme, e acho que está na hora. Vamos terminar Todo Mundo em Pânico 6, e depois vamos lançar As Branquelas 2”, assegurou ele ao programa Good Morning America, para deleite do fandom.
No entanto, meses depois, o ator voltou atrás na própria declaração e afirmou categoricamente que o projeto não iria mais acontecer.
O motivo alegado é o fato de ele e Shawn Wayans – seu parceiro no filme e irmão na vida real – não estarem muito animados para repetir a exaustiva rotina de maquiagem que encaravam nos sets do longa original, cada vez que tinham que transformar-se nos “clones” de Tiffany e Brittany antes de entrar em cena.
“Eram sete horas de maquiagem todos os dias e depois mais 14 horas fazendo o filme. Eu não quero passar sete horas fazendo nada. Não vai ter As Branquelas 2”, cravou Marlon, durante participação em live do streamer Kai Cenat, em setembro.
Seja como for, sempre resta entre os fãs uma fagulha de esperança de que sua vontade fale mais alto diante dos produtores de Hollywood, levando-os a ressuscitar a franquia que insistem em manter adormecida – nem que para isso sejam necessárias décadas de paciência e espera.