Filmes

Notícia

Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto

Sidney Lumet volta a investigar o comportamento humano em drama com Phillip Seymour Hoffman e Ethan

05.06.2008, às 12H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H29

A consciência e comportamento humano diante de uma situação amoral. Esse é o tema preferido do veterano cineasta Sidney Lumet, como se pode ver em seu novo projeto, Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (Before the devil knows you're dead, 2007). Um melodrama cheio de suspense, o filme traz a assinatura de Lumet no dilema de dois irmãos cujo "plano perfeito" tem um desfecho desastroso.

2

Ao ver sua carreira de executivo desmoronar, Andy convence seu irmão Hank, tão desajustado como ele, a assaltar a joalheria dos pais. O plano parece fácil, já que eles conhecem bem o funcionamento da loja. No dia da ação, os dois esperavam encontrar a loja vazia, mas uma visita-surpresa põe tudo a perder. O pai de Andy e Hank jura se vingar a qualquer custo dos culpados, sem saber que está à caça de seus próprios filhos.

Entra em cena o talento narrativo de Lumet, que conta e reconta a trama pela visão de cada um dos envolvidos avançando e retrocedendo no tempo. A cada nova abordagem, uma peça nova do quebra-cabeças é apresentada. Assim, a cada retomada, o espectador vai entendendo os motivos de cada personagem. Pouco a pouco, eles vão experimentando sentimentos cada vez mais claustrofóbicos e passam a cometer atos cada vez mais descabidos e desesperados.

E o estilo enxuto do diretor vem afinado com interpretações hipnotizantes, a começar com Phillip Seymour Hoffman como Andy e Ethan Hawke como Hank. São atuações calcadas na combinação da cordialidade e agressividade. Albert Finney, que faz o pai dos dois, destila camadas densas de sofrimento sem cair no clichê. Marisa Tomei completa o quadro como uma mulher amargurada à procura de afeto sem medir as implicações de seus atos. Um misto de beleza e insegurança.

Ao final, o espectador pode sentir falta de uma conclusão convencional sobre alguns personagens. Propositalmente Lumet deixa isso de lado para evidenciar sua proposta e, por conseqüência, o alcance da cobiça, seja ela por dinheiro ou até por afeto.