Filmes

Notícia

Animal Crackers | Filme dublado por Sylvester Stallone é uma das apostas de Annecy

Curtas brasileiros estão no evento, considerado o maior festival de animação do mundo

14.06.2017, às 17H16.
Atualizada em 14.06.2017, ÀS 19H00

Apelidado de “o Festival de Cannes da animação”, Annecy abriu suas portas, na França, nesta segunda, para uma seleção de 200 filmes, nas mais variadas línguas, incluindo uma superprodução dublada por Sylvester StalloneAnimal Crackers. Dirigida por Tony Bancroft e C. Scott Sava com foco num circo ameaçado de extinção, a produção da grife Blue Dream Studios é um dos dez concorrentes ao prêmio de melhor longa-metragem do evento, que já laureou cults brasileiros como O Menino e o Mundo (2014). Estão em concurso expoentes animados dos festivais de Cannes e de Berlim, como o iraniano Tehran Taboo, o francês Zombillenium, de Arthur de Pins, e o chinês Have a Nice Day, que faz uma homenagem explícita a Stallone em sua trama, ao evocar Rocky, um Lutador (1976).

Rocky e Stallone fazem parte do imaginário da cultura pop e acabam transparecendo em todo o esforço de a animação em fazer uma crônica adulta de nosso tempo”, disse o animador chinês Liu Jian ao Omelete na Berlinale, ao fim da aclamada projeção de Have a Nice Day.

Fecham o pacote de concorrentes de Annecy três longas do Japão - A Silent Voice, de Nako YamadaIn This Corner of The World, de Sunao Katabushi; e Lu Over the Wall, de Masaaki Yuasa - , um outro chinês - Big Fish & Begônia, de Xuan Liang e Chun Zhang -; um polonês - Loving Vincent, de Dorota Kobiela e Hugh Welchman - e um do Reino Unido: Ethel and Ernest, de Roger Mainwood. Na seção hors-concours, destaca-se um raro exemplar de animação em longa da Venezuela: Little Heroes, de Juan Pablo Buscarin.

Na seleção competitiva de Annecy, sobrou para o Brasil um par de vagas na disputa pelo prêmio de melhor curta, com O Poeta das Coisas Horríveis, de Guy Charnaux, e Vênus – Filó, a Fadinha Lésbica, de Sávio Leite, que foi uma das sensações nacionais do Festival de Berlim