Filmes

Notícia

A Noiva Perfeita

Comédia romântica francesa não tem qualquer novidade

14.11.2007, às 17H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H30

Há uma certa tendência no cinema comercial europeu de se produzir filmes dentro de padrões absolutamente hollywoodianos. A estrutura narrativa - completa com timing correto de "viradas" - segue a cartilha perfeitamente testada e aprovada mundialmente. Fica a impressão que trata-se de uma base amigável para uma eventual refilmagem do outro lado do Atlântico.

A Noiva perfeita

A Noiva Perfeita (Prete-moi ta Main) é exemplo disso. Parece uma típica comédia romântica que sai aos montes do estúdios dos EUA. Nem cara de francesa ela tem. Toda a ambientação é genérica, globalizada, e não há qualquer experimentação cinematográfica ou fiapo de identidade. Bom, não dá pra culpar ninguém pela vontade de ganhar uns trocados... e se é óbvio, ao menos o filme é feito direitinho e tem lá seu charme.

A trama acompanha um quarentão (o bom Alain Chabat), bem-sucedido, que trabalha como "nariz". Seu olfato apurado permite que ele crie perfumes para marcas importantes, garantindo-lhe um belo padrão de vida, que ele usufrui solteiro - e feliz.

As opções, porém, causam o desgosto da enorme família, dominada por mulheres. Até que a mãe e as cinco irmãs se cansam de lavar suas roupas e cuidar de sua vida doméstica... inicia-se assim uma campanha para que ele encontre a moça ideal para subir ao altar. Mas, esperto, o sujeito bola um plano infalível: contrata uma "noiva" (a adorável Charlotte Gainsbourg, de Lemingue e The Science of Sleep) para apresentar à sua família, alguém para deixá-lo plantado no altar. Com o "coração partido", a família finalmente o deixará em paz.

Nem preciso continuar. Se você já viu uma comédia romântica na vida, sabe exatamente o que vai acontecer. É tudo perfeitamente cronometrado. Ao menos Gainsbourg e Chabat fazem um bom e leve trabalho, que não mudará a vida de ninguém, mas deve agradar quem gosta do gênero. E se o francês atrapalha, é só esperar a refilmagem nos EUA... é questão de tempo.