Um correspondente do site foi até a Nova Zelândia (local das filmagens de O Senhor dos Anéis e onde está sendo realizada também boa parte de sua pós-produção) e visitou o estúdio no qual estão sendo feitas as gravações da trilha sonora do filme, um dos maiores segredos da indústria cinematográfica na atualidade.
Cercado por um rígido esquema de segurança, está um dos compositores mais respeitados do mundo. Howard Shore (de Seven, Philadelphia, A Cela, Silêncio dos Inocentes, Alta Fidelidade e dezenas de outros filmes) é o responsável pela hercúlea tarefa de trazer à vida os ritmos e sonoridades da Terra Média. Obviamente, Shore não está sozinho.
Fã incondicional da obra de Tolkien, Shore trabalhou lado a lado com Jackson e os roteiristas Frances Walsh e Philippa Boyens na concepção da trilha. Trabalhamos junto como escritores. Tornei-me parte do processo e compunha mesmo enquanto o roteiro era delineado, explicou Howard Shore, que revelou também reler cada passagem do livro antes de tentar traduzi-la em notas musicais.
Influências
Buscando autenticidade, uma das idéias mais geniais de Shore foi a inserção de poemas e canções de Tolkien na trilha sonora. Dessa forma, muito do material que teve que ser eliminado do filme aparece de uma maneira indireta, porém com ainda mais peso que teria nas interpretações dos atores. Muitos dos temas são cantados nas línguas nativas da Terra Média. Élfico, Anão e até mesmo os idiomas utilizados pelas criaturas das trevas estão presentes nas composições. Por incrível que pareça, nesse mix musical também está sendo usada música eletrônica! Em quais passagens, o compositor não revela nem sob tortura.
Minas de Moria, uma das passagens mais comentadas por todos os envolvidos (e que tirou o fôlego dos cozinheiros do Omelete presentes no preview especial - leia aqui), também teve atenção especial de Howard Shore. Durante as cenas passadas no interior das majestosas ruínas dos anões, as músicas evocarão toda a grandeza de uma civilização arrasada. É claro que os tambores de guerra, quase audíveis no texto de Tolkien, também se farão presentes.
Os temas de Frodo e de todo o Condado foram produzidos por Shore com a ajuda de Alan Kelly, músico do grupo Barleyshakes, especializado em música folclórica irlandesa. Kelly toca um tambor Celta chamado bodhran, juntamente com a orquestra sinfônica da Nova Zelândia. Esse tema será recorrente em todos os filmes, pois remete ao Condado e ao desejo dos Hobbits de retornarem à sua casa. Conforme o tempo passa, a música se tornará mais e mais melancólica...
Quase como uma ópera
É um projeto incrível. Peter é um diretor fenomenal e há uma síntese sobre todo o processo criativo: Estamos literalmente tirando esses livros de dentro de suas páginas e colocando-os nas telas, completou o compositor.
Ah! Só pra terminar... foi confirmado pelo site OneRing.net que a cantora Enya também participa da trilha sonora. A canção que tocará nos créditos finais de A Sociedade do Anel será interpretada por ela com uma orquestra de fundo, um coral e percussões.
Com tantos relatos sensacionais, o difícil vai ser esperar até o dia 1º de janeiro de 2002, quando A Sociedade do Anel entra em cartaz por aqui. Mas até lá fique de olho no Omelete para mais novidades. Nós amamos isso tudo. :)
Imagens © New Line Cinema