Filmes

Notícia

A Bela e a Fera | Disney adia lançamento na Malásia após censura de cena gay

País permitiu exibição do longa, porém com restrições

14.03.2017, às 11H02.

Segundo informações do The Guardian, a Disney adiou o lançamento de A Bela e a Fera na Malásia, após o país censurar uma cena gay do filme.

Abdul Halim Abdul Hamid, que coordena a parte de censura do país, afirmou não saber por qual motivo a Disney adiou a estreia, já que o filme foi aprovado, tirando uma pequena cena gay:

“Nós aprovamos, mas há um pequeno corte envolvendo um momento gay. É bem rápido, mas inapropriado, porque muitas crianças vão assistir ao filme”, disse.

As regras de censura da Malásia mudaram em 2010, permitindo conteúdos antes proibidos, mas ainda é severa em relação a biquínis, beijos e abraços mais apaixonados. No caso dos personagens gays, eles podem ser representados, desde que apresentem algum tipo de arrependimento ou sejam mostrados de alguma forma negativa.

Essa não é a primeira polêmica sobre o tema envolvendo o filme. No começo do mês, um cinema americano cancelou a exibição do longa, após o diretor Bill Condon confirmar que o personagem LeFou (Josh Gad) é gay na história – saiba mais.

O elenco conta com Luke Evans (Gaston), Emma Watson (Bela), Emma Thompson (Sra. Potts), Kevin Kline (Maurice), Ian McKellen (Cogsworth), Gugu Mbatha-Raw (Plumette), Ewan McGregor (Lumiere) e Stanley Tucci (que viverá um piano falante). A direção é de Bill Condon (A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 e A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2). Dan Stevens será a Fera.

Lançada em 1991, a versão animada de A Bela e a Fera faturou mais de US$ 375 milhões e recebeu uma rara indicação ao Oscar de Melhor Filme. O longa com atores e computação gráfica chegará aos cinemas no dia 16 de março de 2017.