Filmes

Vídeo

Star Wars: Episódio I: A Ameaça Fantasma 3D | Omelete Entrevista ObiShawn

Coordenador de dublês da saga é entrevistado por uma menina de 7 anos

08.02.2012, às 21H09.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 17H16

Para o relançamento em 3D da franquia Star Wars no cinema, a Lucasfilm mais uma vez optou por tentar conquistar a nova geração de crianças. Para isso, as entrevistas do Episódio I: A Ameaça Fantasma foram feitas no Rancho Skywalker e nós enviamos a correspondente mirim do Collider, Cyan Shawn, menina de 7 sete anos, que conversou com diferentes profissionais que trabalharam nos filmes.

Nesta primeira entrevista Cyan tem uma aula de luta com sabre de luz com ObiShawn, que trabalha na Lucasfilm como coordenador das lutas de sabre de luz. Depois de uma luta eles conversaram sobre qual foi o combate mais difícil de se fazer na saga, o que é preciso para ser um coordenador de dublês e quais os tipos de treinamentos que um jedi deve passar.

Obrigada por reservar um tempo para falar comigo.

É uma honra.

Qual sequência de luta foi a mais difícil?

Acho que a mais desenvolvida dos filmes foi a do Star Wars: Episódio III, entre o Anakin e o Obi-Wan. Apesar de a luta entre o Qui-Gon, o Darth Maul e o Obi-Wan durante o Episódio I - em que o Darth Maul tem o sabre de luz duplo - tenha sido muito complicada, muito rápida. Foi bem incrível. Aprender aquela coreografia e fazer com que três pessoas lutem juntas é muito difícil e precisa de muito treino.

Você teve que estudar artes marciais para se tornar um coordenador de dublês? Se sim, quais?

Para ser um coordenador de dublês, depende muito da sua disciplina. Para estudar espadas você pode aprender artes marciais e por um lado você também pode estudar esgrima. É uma luta boa e bem estruturada. Você também pode estudar luta para o palco, que é como deixar as coisas parecerem mais bonitas no palco, sem necessariamente atacar de verdade. Quando você estuda artes marciais ou esgrima existem técnicas de combate de verdade. Mas você pode estudar técnicas de teatro que parecem incríveis mas não servem para machucar ninguém.

Qual outro treinamento um jedi precisa?

Bom, um jedi precisa de treino em tudo. Você tem que estudar muito e aprender tudo que qualquer um pode ensinar. Então na escola você tem as lições definidas que você tem que aprender e fora da escola você pode estudar arte, música e mesmo que você estudar algo como ginástica ou se você for uma escoteira ou algo assim. É tudo um caminho para ser um jedi.

Obrigada.

Muito obrigado. Que a força esteja com você.

Obrigada.

A estreia mundial acontece em 10 de fevereiro de 2012. Os cinco filmes seguintes sairão com um intervalo de um ano, entre um e outro.