Filmes

Notícia

O que aprendemos no set de Entourage: Fama e Amizade

As mudanças da série para o filme

21.08.2015, às 10H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

O Beverly Hilton Hotel é conhecido principalmente por ser o local onde acontece a entrega do Globo de Ouro. Localizado no meio de Beverly Hills, o estacionamento do local foi utilizado como quartel-general para a produção do filme que adapta para os cinemas a série de TV Entourage, da HBO. E era lá, entre trailers, BMWs, Mercedes, algumas motos de policiais e um protótipo da Cadillac (que nunca foi para as lojas, mas pode ser visto no filme), que encontramos os quatro amigos que saíram de Queens, em Nova York, para viver o sonho hollywoodiano.

Leia a crítica de Entourage: Fama e Amizade

Depois de oito temporadas na telinha da TV, o programa terminou em 2011. O sinal verde para fazer o filme veio em 2013 e tem, além do elenco principal, as participações de Billy Bob Thornton e Haley Joel Osment como investidores do primeiro longa-metragem que será dirigido por Vince Chase (Adrian Grenier). O filme dentro do filme teria um orçamento de 100 milhões de dólares, que foi aprovado pelo chefão da Warner Bros., Ari Goldberg (Jeremy Piven). 

Vamos agora ao que descobrimos sobre Entourage: Fama e Amizade - e seus bastidores (cuidado com os os possíveis spoilers): 

1- O que aconteceu entre o fim da série até agora?  

Kevin Connolly (Eric “E” Murphy): “Sloan está grávida. Aliás, voltando um pouco no tempo, preciso dizer que nunca achei que eles iam voltar a ficar juntos. Tinha gente que achava que, sim, eu achava no máximo que eles iam tentar dar um jeito. Eles ainda estão tentando se acertar e decidiram fazer um esforço extra pelo bem do bebê."

Adrian Grenier (Vince Chase): “Vince decidiu que chegou a hora de ir para trás das câmeras e dirigir um filme. Agora é pagar para ver se isso vai dar certo, principalmente porque ele conseguiu um belo de um orçamento e há muito em jogo, afinal, Ari é o chefe do estúdio e foi ele que deu sinal verde para o projeto.” 

Jerry Ferrara (Turtle): “O filme começa não muito depois de onde a série acabou, e para o Turtle isso é quando ele funda a [companhia de tequila] Avión com o Mark Cuban e vira um milionário. A piada começa com os caras querendo saber quanto ele fez com a empresa e ele não conta para ninguém - talvez ele tenha mais dinheiro que Vince. Isso meio que combina com o programa, que mostra que mesmo com a grana que ele tem, Turtle vai continuar dirigindo para seus amigos por aí. E acho que podemos dizer que ele tem um interesse romântico. E dos bons! Não sei se vocês conhecem a lutadora Ronda Rousey."

Kevin Dillon (Johnny "Drama” Chase): “Johnny tem esperança de que sua carreira vai decolar. Johnny Bananas não foi para frente, mas ele tem um papel importante no filme de Vince e acha que pode levar sua carreira para o próximo nível. Ele está cheio de esperanças. Ele sempre está cheio de esperança, sempre olhando para frente."

2- O papel de Haley Joel Osment: 

Haley Joel Osment: "Faço um personagem que está aqui para ser um espinho no pé do Ary (Jeremy Piven). Ele não entende muito bem como as coisas funcionam, mas mesmo assim eles precisam ouvi-lo porque ele tem o poder do dinheiro. Fazer o vilão é sempre mais divertido do que ser o bonzinho.

E o engraçado é que muitos atores e gente do meio do cinema participou da série sendo eles mesmos e é legal que não estou fazendo uma versão de mim mesmo. Nas primeiras fotos que apareceram online eu estava bem texano, com fivelão e tudo e algumas pessoas começaram a perguntar 'quem é este cara?'"

3- A relação com Ari: 

ConnollyIsso é engraçado porque, na teoria, Ari trabalhava para o Vince e para mim, pois era o agente, o cara responsável por trazer trabalho para a gente. Agora ele é chefão do estúdio nós estamos oficialmente trabalhando para ele e isso muda muito a dinâmica da relação. Se na situação anterior ele já ficava me avacalhando, você pode imaginar o que vai acontecer agora. [risos]"

Grenier: "A dinâmica mudou um pouco e tem mais pressão para cima do Vince. Tem muita coisa em jogo agora e se der errado, não é só o Vince que vai sair perdendo. Mas Ari continua apostando no Vince."

Osment: “Jeremy manda muito bem neste papel e o que você mais vai ver aqui é a gente brigando feio. Vai ser muito divertido. O meu personagem não é do tipo que responderia para o Ari, o que às vezes é até pior para ele porque ele está mais acostumado a estas discussões ávidas e tenho este antídoto às armas de intimidação e persuasão do Ari. [risos]"

4-Tecnologia e redes sociais: 

Connolly: "Quando começamos Entourage, não tinha TMZ. Não havia Perez Hilton. Não tinha nada destes blogueiros. Hoje os caras estão acampados na frente da sua casa com trailers. É impressionante o tanto que mudou e como as redes sociais se tornaram parte do negócio. E algo muito útil para promover um filme. No filme temos uma questão dessas, quando o Drama acaba se metendo em uma “situação TMZ”."

5- Participações Especiais: 

ConnollySabe o que é engraçado? A maioria destas participações especiais não são planejadas. Muitos desses caras são atletas profissionais e ligam falando coisas como “ei, estamos em Los Angeles. Viemos jogar contra os Lakers e temos a manhã livre. Podemos dar uma passada aí?” E daí acabamos incorporando isso."

Doug Ellin (diretor): “Cada dia que a gente estava rodando uma cena aparecia alguém de surpresa e achávamos um jeito de encaixar na história. E alguns dos caras que participaram da série também deram um jeito de aparecer."

Dillon: “A lista é quilométrica. Tem umas estrelas do mundo do beisebol ou hóquei que ficarão em um canto de uma sala, sem nenhum tipo de fala. Era tanta gente querendo participar, que não tínhamos espaço para todo mundo. E a participação do Mike Tyson rolou de última hora. Jim Gray, que é um comentarista esportivo famoso aqui nos Estados Unidos, estava filmando e surgiu a ideia de uma participação do Tyson e ele falou “eu tenho o telefone dele, quer que eu ligue?” E no final do dia lá estava ele. Eu também tive uma cena com Jon Favreau. Ele chegou no set e nós não tínhamos nada escrito, então Doug falou para a gente ir lá e improvisar algo."

6- E quanto de espaço há no set para improvisações? 

Ellin: "As pessoas sempre me perguntam quanto do que rodamos é improvisado e a verdade é que muito pouca coisa não está no roteiro. Mas quando o Gary Busey entra em cena, ele começa e não tem como parar. São horas de improvisação muito divertida. Mas acho que 95% do que você vê estava no roteiro e no final eu deixo um take livre para o ator criar algo."

Osment: "Temos uma certa liberdade. Muitas das cenas acontecem em festas, com mais de 40 pessoas, mas o roteiro é ótimo e temos ótimas falas ali. Acho que o Jeremy é quem mais se aproveita disso. Ele conhece muito bem o personagem e sabe usar aquelas frases de efeito como ninguém."

7- Acidente no set: 

Ellin: Ouvi uma besteira ontem, de um site dizendo que Kevin Connolly se machucou fora das filmagens, o que não é verdade. [Não vamos mostrar a cena da perna se quebrando] mas quero usar aquela sequência, sim. Se não usar, acho que ele me mata. (risos) Eu nem vi como foi. Eu vi ele se levantando reclamando um pouco de dor, fomos fazer uma outra coisas e quando vi, tinha uns jogadores profissionais carregando ele para fora. Eu imaginei que tinha sido uma torção simples, não uma fratura."

ConnollyEstávamos filmando uma cena na praia e estávamos jogando futebol americano. Parte do sucesso do show vem do fato de mostrarmos este grupo de caras normais que vive esta vida fantástica. E quem estava ali jogando bola com a gente eram alguns dos campeões do Super Bowl, como o Russell Wilson, quarterback do Seattle Seahawks, que estava lançando umas bolas em uma quadra de vôlei. Eu pisei em falso e minha perna foi embora. O Jerry [Ferrara, o Turtle] estava do meu lado e nós dois ouvimos um barulho. Ele me perguntou se tinha batido a perna em uma pedra e nós começamos a procurar algo, mas na hora eu me liguei que tinha me ferrado. E o Russell e estes outros caras gigantes vieram na minha direção falando coisas como “tira logo a areia da cara e vamos aí”. E o pior é que mais tarde naquele mesmo dia eu tinha uma cena de sexo - e eu lá com a perna quebrada."

Dillon: “Foi o segundo acidente deste tipo na série. Na terceira ou quarta temporada, quebrei minha perna jogando basquete. A gente pega pesado na quadra (risos)"

8- O que mudou da série para o filme?

GrenierEm time que está ganhando não se mexe, então é basicamente a mesma equipe trabalhando junta, o mesmo elenco."

Connolly: "O trailer é igualzinho. A diferença é que agora tenho TV a cabo com todos os canais!

Ferrara: "Tudo parece maior e parece que temos mais tempo. Na época da série, nós fazíamos de três a quatro cenas por dia. Aqui a gente está fazendo duas. Tem mais espaço para refazer até termos a certeza que conseguimos o melhor, com muitas variações.” 

Dillon: “Estamos com muito mais cobertura no filme. Na época da série não teríamos tudo isso. Estamos aqui hoje para fazer umas cenas de cobertura que nunca faríamos para a TV. Se na série filmávamos umas oito páginas, aqui são três por dia. E temos diálogos rápidos e brincalhões, que fazem parte do estilo Entourage. O roteiro tem 150 páginas, enquanto a maioria dos filmes tem entre 115 e 120 justamente porque temos muita conversa, não significa que o filme será mais longo do que um filme normal."

9- A ideia do filme: 

Ellin: Quando acabou a série, eu demorei um tempo para querer voltar a escrever alguma coisa, tipo pelo menos um ano. Mark [Wahlberg, produtor da série] ficava me incentivando para escrever o roteiro, mas eu não achava que conseguiríamos a grana para fazer o filme.” 

Connolly: "Sempre foi um objetivo nosso fazer oito temporadas e um filme. E um longa-metragem não chega de graça. Sabíamos que teríamos de trabalhar duro, mas sempre foi algo que queríamos fazer. Agora que o primeiro filme está encaminhado, já estamos pensando em oito temporadas e uma sequência. Temos um grupo bem ambicioso aqui e que vai continuar buscando novos desafios."

Ferrara: “Depois de fazer isso por tanto tempo, eu me acostumei ao estilo do Doug. Eu me surpreendi com algumas coisas, mas logo percebia que tinha tudo a ver com o que tínhamos no show, principalmente nas primeiras temporadas, em que estavam todos solteiros, andando para cima e para baixo. Não posso dizer que fiquei surpreso, mas o roteiro do Doug foi além das minhas expectativas."

10- Sequência e as comparações com Sex and The City:

Ellin: “Vamos ver onde vamos chegar com este aqui primeiro. Sex and The City foi um dos filmes de censura 18 anos de maior bilheteria de todos os tempos e vamos sofrer com as comparações, mas estamos fazendo as coisas do nosso jeito e nem parei para pensar em um segundo. Espero que as pessoas gostem deste aqui. Mas acho que não faria uma viagem. Manteria as coisas como elas sempre foram, por aqui."

11- Precisa ver a série para entender o filme?

Connolly: “Este era um dos pedidos iniciais da Warner Bros. Apesar de ser algo feito para os fãs da série, era necessário também que pegássemos uma galera que não viu o programa, que começou lá em 2003. Você não vai precisar ver a série para entender o filme. Ele será autoexplicativo. "

12- Encontrando fãs na rua: 

Connolly: “Geralmente são coisas aleatórias. Muita gente me chama de “suit” [algo como “engravatado”, uma gíria para executivo]. Muitas referências ao Seth Green. E muitas pessoas também me perguntam se eu quero um abraço."

FerraraJá estou acostumado, mas não dá para ficar 100% confortável quando acontece. Era engraçado no começo da série, quando muita gente acreditava que a gente realmente era um grupo. E isso é uma bênção, mas também uma maldição porque significa que o programa está funcionando. Mas outro dia mesmo rolou de uma menina de uns 17 anos chegar e falar que tinha visto todos os episódios e estava ansiosa pelo filme. Daí parei para fazer as contas e ela tinha 9 anos quando começou e daí ela se justificou que viu tudo agora em uma maratona. Essa é a nova geração, que vê os 96 episódios em uma semana. Uma nova geração de fãs está chegando."

Dillon: “Direto as pessoas chegam pedindo 'por favor, fale Victory', que era um bordão da série dentro da série e de vez em quando solto um 'VICTORY!!'. Até mesmo bordões que não eram meus, como o abraço do Ari."

Entourage já está em cartaz nos cinemas brasileiros - saiba onde ver.