Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
DVD e Blu-ray
Crítica

Wall-E: Crítica do blu-ray do filme

Um dos melhores filmes do ano inaugura nossas críticas do formato de alta resolução

ÉB
29.12.2008, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H43

Wall-E é um dos melhores filmes de 2008 e já o exaltamos em nossa crítica (leia aqui). Assim, nada melhor para a primeira crítica de blu-ray do Omelete que essa incrível animação longa-metragem da Disney/Pixar.

blu-ray wall-e

blu-ray wall-e

O blu-ray é o sucessor do DVD, o novo formato de home-video com seis vezes mais qualidade de imagem que o antigo "Digital Video Disc". Se essa diferença é imperceptível em uma televisão normal de tubo, nos aparelhos LCD ou plasma, especialmente os Full HD equipados com cabo digital (HDMI), a resolução salta aos olhos sem qualquer comparação com o DVD. Wall-E, um filme criado para aproveitar-se de toda essa qualidade e que foi projetado em salas digitais, fica especialmente belo nessa tecnologia. Sua transferência para o formato é simplesmente irretocável e a experiência de assisti-lo, cristalino, em casa é quase tão boa quanto nas telonas.

O problema é que os discos blu-ray ainda não estão sendo fabricados no Brasil, o que força todas as distribuidoras a importá-los. No caso de Wall-E isso torna-se um problema para os colecionadores, pois a versão lançada nos Estados Unidos é dupla - e a Buena Vista Home Entertainment brasileira optou por trazer apenas UM dos discos. Ou seja: A maioria dos extras acabou perdida. Pra piorar: Com as versões nacionais custando uma média de 100 reais por aqui, a versão importada dupla por 129,90 reais e as incríveis promoções da Amazon.com (Wall-E duplo em blu-ray estava por absurdamente baixos 19,90 dólares dia 27/12) compensa mesmo é comprar lá fora. Mesmo com o frete e o imposto de importação, o preço sai igual ou menor! E a maioria dos filmes lançados por lá tem legendas em português...

É a velha mania das distribuidoras nacionais de fazer sua "economia burra"... Como se os consumidores não prestassem atenção no que estão comprando e não comparassem. E depois reclamam do mercado.

Veja só o que você está perdendo com a edição nacional: "BnL Shorts" - vídeos sobre a Buy n Large Corporation; "Lots Of Bots Storybook", livro de histórias interativo; "Making Of"; "Bot Files", os arquivos dos robôs de Wall-E; "Cenas removidas"; "Animation Sound Design: Building Worlds From The Sound Up", um documentário sobre o processo criativo do lendário Ben Burtt em Wall-E; "The Axiom Arcade", games; "A história da Pixar", "3-D set fly-throughs", cenários sob novos ângulos; e o "BD-Live", a nova experiência do blu-ray que permite que pessoas assistam aos seus blu-rays simultaneamente em locais diferentes e discutam através da internet durante o filme. E mais...

Sem esses extras, o material do Disco 2, sobrou por aqui o (divertido) curta inédito BURN•E, o (excelente) curta de cinema Presto e duas trilhas de comentários, uma só em áudio "comentários dos geeks" e a "Cine-Explore", com comentários em vídeo e imagens de diretor Andrew Stanton. Só. Essa última, aliás, sequer tem legendas.

Fica a ressalva também à colocação de meia-dúzia de trailers antes do menu do filme - o que força quem não sabe como burlar esses conteúdos prévios a apertar DEZ VEZES o botão de "próxima faixa" para começar o filme.

Enfim, um produto de altíssima tecnologia, ainda que mutilado, para um filme fantástico. Resta torcer para que estúdios e distribuidoras nacionais parem de tratar seus acervos e consumidores dessa maneira, algo que só vai apressar a extinção do mercado de home-video, fadado a ser substituído pela transmissão digital.

Nota do Crítico

Excelente!
Érico Borgo

Wall-E

Wall-E

2008
27.06.2008
97 min
Ação
País: EUA
Classificação: LIVRE
Direção: Andrew Stanton
Elenco: Ben Burtt, Elissa Knight, Jeff Garlin, Fred Willard, John Ratzenberger