Bill Potts, interpretada por Pearl Mackie, será a primeira companheira de viagem em Doctor Who declaradamente lésbica. Em entrevista à BBC, a atriz contou a novidade e disse considerar a representatividade dessas pessoas algo muito importante.
"Bill é gay. Não deveria ser uma grande coisa no século 21. Já não era sem tempo, não é? Essa representação é importante, especialmente em um programa tão popular. É importante dizer que as pessoas são gays, as pessoas são negras - existem também alienígenas no mundo também, então fique atento a eles. Eu me lembro de assistir TV como uma jovem miscigenada e não ver muitas pessoas que se pareciam comigo, então eu acho que se reconhecer visualmente na tela é importante. Não é a principal coisa que define seu caráter. É algo que faz parte dela e algo com o qual ela está muito feliz e muito confortável."
Personagens gays e bissexuais já apareceram em Doctor Who, como Capitão Jack Harkness e River Song, mas essa é a primeira vez que o companheiro permanente do Doctor será alguém abertamente LGBT.
Doctor Who retorna com episódios inéditos em 15 de abril no Reino Unido. No Brasil o canal pago Syfy se encarrega da transmissão no dia 16 de abril, às 20h.