HQ/Livros

Notícia

Nova DC Comics é sucesso de vendas

Metade das séries do relançamento já está esgotada

13.09.2011, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H36

A DC Comics e a Diamond Comics - única distribuidora de quadrinhos para comic shops nos EUA - anunciaram que não apenas Justice League #1, mas todos os lançamentos da editora da semana passada e desta (que só chegam aos leitores na quarta-feira) estão com as tiragens esgotadas. Isto significa que pelo menos 27 dos 52 novos #1 da DC já são sucesso de vendas.

Action Comics

Justice League e Action Comics #1, que tiveram tiragem inicial acima dos 200 mil exemplares, já estão indo respectivamente para a terceira e segunda tiragem. A DC também informou que os números 1 de Batgirl, Detective Comics, Batman, Batman & Robin, Batman: The Dark Knight, Flash, Green Lantern e Superman tiveram tiragens iniciais acima dos 100 mil exemplares - e mesmo no caso das seis últimas, que ainda não foram lançadas, já estão a caminho da reimpressão devido ao número de pedidos.

Ultrapassar os 100 mil exemplares tem sido tarefa complicada para o mercado norte-americano de quadrinhos nos últimos meses. Portanto, a comemoração é grande. A última vez que alguma série havia superado os 200 mil exemplares foi em 2006, coincidentemente com Justice League of America #1.

Só os números de Justice League #1 já servem para animar o mercado. Lançada no último dia de agosto, ela ajudou a puxar todo o mês, que teve 7% a mais de unidades vendidas que julho. E diminuiu também a disparidade com a Marvel Comics: 37,34% desta contra 30,72% da DC, em termos de arrecadação. Os números completos de agosto devem ser divulgados pelo site ICV2 daqui a alguns dias.

Correm rumores, porém, de que o reboot da DC ressuscitou também o mercado especulativo: leitores que compram vários exemplares (ou as próprias lojas guardando caixas de exemplares) para vender posteriormente a preço mais alto. Os lançamentos das últimas semanas já estão aparecendo no eBay a quase 10 dólares (o preço de capa fica entre 2,99 e 3,99).

Resta saber os números de vendas digitais das séries, que até o momento a editora não divulgou. A DC limitou-se a reforçar seu aplicativo ficou na quarta mais posição entre os mais rentáveis do iTunes na semana de lançamento do reboot.