James Gunn, atual chefão criativo do DC Studios, abriu o jogo sobre o anúncio frustrado do retorno de Henry Cavill como Superman. Segundo Gunn, a situação foi injusta com Cavill e uma chatice total.
“Isso é terrível”, disse James Gunn. “No dia em que fechamos o contrato, de repente, anunciaram que o Henry estava de volta, e eu pensei: O que está acontecendo? Sabemos qual é o plano. O plano era entrar e fazer o Superman. Foi muito injusto com ele e uma chatice total”, disse ele em entrevista ao podcast Happy Sad Confused do jornalista Josh Horowitz.
O "retorno" de Cavill ocorreu em Adão Negro, filme estrelado por Dwayne Johnson como um poderoso anti-herói da DC. Numa cena pós-créditos, é sugerido que um embate entre os dois é o próximo passo da história, mas depois foi descoberto que tudo isso era parte da tentativa de Johnson de tomar as rédeas da DC, uma que perdeu qualquer chance de dar certo quando o filme flopou. Não só isso, como ficou claro, depois, que Cavill sequer tinha contrato ou uma proposta da Warner de voltar a ser o Homem de Aço. Tudo partiu de Johnson.
Com David Corenswet(Pearl) no papel título, o elenco de Superman conta com Rachel Brosnahan(A Maravilhosa Sra. Maisel) como Lois Lane; Nicholas Hoult (Nosferatu) como Lex Luthor; Skyler Gisondo (Licorice Pizza) como Jimmy Olsen e Wendell Pierce(The Wire) como Perry White, editor-chefe do Planeta Diário.
Outros personagens da DC estarão no filme. Nathan Fillion interpreta o Lanterna Verde Guy Gardner,Isabela Mercedserá Mulher-Gavião, Edi Gathegi fará o Sr. Incrível e Anthony Carrigan está no papel de Metamorfo. Além destes, o filme tem María Gabriela De Faria como a Engenheira, personagem que depois aparecerá no grupo The Authority, que terá seu próprio filme. É esperado também que a Supergirl de Milly Alcock tenha uma ponta no filme.
James Gunn é o roteirista e diretor do novo Superman, que terá história focada num Clark Kent mais jovem, logo depois de deixar Smallville, e nos primeiros dias como repórter na cidade de Metrópoles. Paralelo ao começo de sua carreira profissional, ele também dá os passos iniciais como Superman. O filme, porém, não é uma história de origem, então não veremos Krypton explodindo ou os Kents o descobrindo.
Gunn é, além de roteirista e diretor do novo Superman, o novo chefão da DC, e supervisionará e produzirá todas as produções do novo universo de heróis adaptados dos quadrinhos, incluindo a série Lanternas, o filme Supergirl e o futuro Batman: The Brave and the Bold. Vale lembrar ainda que a saga Batman de Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson não faz parte do universo compartilhado, mesmo que Gunn confirme que já houve conversas sobre a possibilidade.
Já disponível em cartaz, Superman é o primeiro filme do novo DCU. A cronologia da franquia começou oficialmente, no entanto, com a série animada Comando das Criaturas, já disponível na HBO Max.