HQ/Livros

Notícia

DC teria pedido a seus criadores que parem de "invencionice"

Queda de US$ 2 milhões na expectativa de receita de 2014 para 2015 deve afetar a prometida liberdade editorial

27.08.2015, às 15H54.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H35

Pelo visto a prometida liberdade editorial dada pela DC Comics a seus criadores durou só até o primeiro balanço de vendas. Segundo o Bleeding Cool, depois de uma queda de US$ 2 milhões na expectativa de receita de 2014 para 2015, a direção da empresa pediu para a equipe editorial parar de invencionice.

A expressão usada, segundo as fontes do site, é "parem de batgirlizar". Isso se refere à fase mais recente da HQ da Batgirl, que desde outubro de 2014, sob o comando dos roteiristas Cameron Stewart, Brenden Fletcher e da desenhista Babs Tarr, tem sido sucesso de crítica e público ao aproximar a personagem das adolescentes de hoje, com histórias envolvendo redes sociais e dia a dia entre amigas, em meio a tramas de inclusão social, discurso afirmativo e valorização das minorias.

A reformulação com 24 novos títulos que a DC promove desde junho, chamada "DC You", foi vendida como uma tentativa da editora de privilegiar mais as histórias e não seguir tão religiosamente a cronologia estabelecida do Universo DC. Entre outras mudanças decorrentes dessa maior liberdade, o Comissário Gordon se tornou Batman e até Superman perdeu não só a identidade secretas como também seu penteado clássico.

É possível que o prospecto de vendas baixas se reverta no fim do ano, quando sai O Cavaleiro das Trevas 3 de Frank Miller. De qualquer forma, além de deixar de inventar, a direção da DC pede que o editorial "volte ao feijão-com-arroz". A temporada de James Gordon como Batman pode ser menor do que se espera...